sábado, 25 de junho de 2011

TRADICIONAL NOITE DE SÃO JOÃO NO SÍTIO SANTANA

Aconteceu na noite de São João (24/06) uma animada fogueira no Sítio Santana zona rural de Alcântaras.

Resgatando a tradição de uma das festividades juninas que sempre aconteciam naquele lugar, que eram realizadas pelo Sr. Sales (In Memoriam), sua esposa a Sra. Fransquinha resolveu fazer a fogueira resgatando assim a tradição que passou uns anos sem acontecer.

Logo as 19:00 horas aconteceu a Celebração da Palavra de Deus ali mesmo no terreiro, em seguida a comunidade festejou ao som de Humberto dos Teclados.

Sentados sobre o lajeiro no terreiro ou mesmo na casa-de-farinha muitos se deliciaram das comidas típicas preparadas pela família de Dona Fransquinha (bolo-de-milho, tapioca, batata-doce, mungunzá,…).

Confira mais da noite de São João no blogalcantaras

Dia de São João (24 de Junho)

Vários costumes juninos representam atos em homenagem a São João. A fogueira, por exemplo, lembra o anúncio do nascimento de João Batista, filho de Isabel e primo de Jesus, à Virgem Maria. Como era noite e Isabel morava em uma colina, esta foi a forma encontrada para o aviso.

Por este motivo, nas noites de junho são montadas fogueiras como forma de celebração. Para a Igreja Católica, o acontecimento significa algo mais, o de preparar a vinda de Jesus. No sertão, o batismo de João também é lembrado com banhos à meia-noite no rio mais próximo. 

Com Nordesteweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores