sábado, 10 de dezembro de 2011

10 DE DEZEMBRO: DATA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS


Há 54 anos Alcântaras mudava definitivamente o Mapa Político da Serra da Meruoca

Hoje 10 de dezembro, o município de Alcântaras completa os seus 54 anos de emancipação política, data em que o Oeste Serrano escreveu mais um capítulo de sua história, e o mais importante, a sua independência política.

Antes, em 1954, Alcântaras, então distrito do Município de Massapê ajudou a reerguer o extinto município de Meruoca rebaixado a vila em 1920. O alcantarense Gregório da Cunha Freire tornou-se o primeiro prefeito de história recente de Meruoca. Além disso, dos sete vereadores que faziam parte da Câmara Municipal de Meruoca eleitos em 03 de outubro de 1954, quatro deles tinham ligação direta com o distrito de Alcântaras, eram eles; João Raulino de Sousa, Antônio da Cunha Freire, Benedito da Cunha Freire, e Valdemar Ximenes de Aguiar.

Com tanta força política de seus filhos, Alcântaras ganhou autonomia política pela Lei estadual n° 3.961 de 10 de dezembro de 1957, e sua instalação aconteceu no dia 23 de Março de 1959, assumindo como primeiro Prefeito eleito Roberto Ximenes de Aragão.
No centro da foto, Pároco Monsenhor José Furtado, um dos que ajudou na emancipação política de Alcântaras, em frente ao busto de Gregório Cunha Freire durante inauguração da Praça que leva o seu nome.

Hoje é também o dia Internacional dos Direitos Humanos, e o Dia do Palhaço.

PARABÉNS ALCÂNTARAS

Que os direitos dos alcantarenses sejam respeitados e que não sejam feitos de Palhaços (no sentido pejorativo da palavra)

Edison Angelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores