Transporte entre Sobral e cidades serranas é feito em paus-de-arara. Motoristas dizem não ter condições de se adaptar
Sobral. Uma reunião com proprietários de camionetas, que fazem o transporte de passageiros entre os Municípios de Sobral, Meruoca e Alcântaras, foi realizada, na manhã de ontem, no auditório da Prefeitura de Sobral. Na pauta de discussão, a legalização do meio de transporte e a substituição dos veículos por modelos tipo vans, que fazem o sistema complementar no Estado do Ceará.
Atualmente, os operadores aguardam a etapa final do processo de licitação dos últimos seis lotes, a serem licitados ainda neste ano. As duas regiões são contempladas pelo edital, que será publicado para a licitação de seis lotes que não tiveram vencedor, no processo público realizado em 2009.
Operação
Para o superintende do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), João Pupo, a reunião serviu também para entender como deve operar o serviço de transportes entre as duas cidades serranas.
"A intenção desse encontro é discutir quais são as peculiaridades dessas cidades, e tentar buscar uma solução para que o transporte de passageiros seja feito em carro fechado como acontece em outras cidades do Ceará", disse João Pupo.
A ligação, por meio de transportes de passageiros, entre Sobral e Alcântaras é feita por 26 veículos tipo pau-de-arara, sendo disponibilizados 13 por dia. "O máximo que a gente consegue é fazer duas viagens por dia. Temos que esperar por passageiros", disse o motorista Raimundo Nonato, que trabalha no sistema há mais de sete anos.
Ele acredita que ficará de fora do sistema a ser implantado por não ter condições de comprar um outro veículo. "Na minha casa são quatro pessoas que eu sustento com o dinheiro que ganho aqui, comprar um carro novo é uma despesa que não está no meu orçamento", acrescentou Raimundo Nonato.
De acordo com o presidente da Cooperativa de Transportes de Meruoca (Coopertram), Rômulo Marques Alves, o preço de cada passagem entre Sobral e Alcântaras custa R$ 5,00. Entre Sobral e Meruoca, onde operam 41 carros, o preço é de R$ 7,00.
Como não houve vencedor para exploração das duas linhas, o Detran considera que todos os carros que fazem o serviço operam de forma clandestina. "Para o Detran, estamos atuando de forma irregular, e por conta disso temos pago multas altíssimas devido à fiscalização", disse o presidente da Coopertram.
Eficiente
João Pupo considera o sistema implantado entre as cidades de Sobral e Massapê como o mais eficiente da região. "É um sistema que tem boa aceitação, por parte de quem utiliza. Isto prova que o sistema nessa outra região também tem tudo para dar certo", classifica João Pupo.
No Ceará, 27 cooperativas operaram o sistema, com capacidade para transportar 1,2 milhão passageiros por mês, de 139 Municípios cearenses. De acordo com o Detran, são atualmente 740 veículos tipo vans circulando nas 164 linhas, gerando aproximadamente 2.200 empregos diretos. "A licitação dos transportes de passageiros intermunicipais, operados pelas vans, significa o ordenamento do setor e o fim dos transportes clandestinos ou piratas, que colocava em risco a vida das pessoas", finaliza João Pupo.
No Ceará, dois tipos de serviço de transportes rodoviário intermunicipal de passageiro, regular (ônibus) e complementar (vans) sofreram modernização nos últimos dois anos. O processo ficará concluído quando forem anunciados os nomes das cooperativas vencedoras da licitação dos seis últimos lotes do sistema complementar.
Adaptação
"O que pretendemos é traçar um novo sistema de transportes para essa região"
João Pupo
Superintendente do Detran-CE
"Vamos ter que nos adaptar a esse novo sistema de transportes no Estado"
Rômulo Marques Alves
Presidente da Coopertram
MAIS INFORMAÇÕES
Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE)
Rua Godofredo Maciel, 2900, Maraponga, Fortaleza/ (85) 3101.5588
Sobral. Uma reunião com proprietários de camionetas, que fazem o transporte de passageiros entre os Municípios de Sobral, Meruoca e Alcântaras, foi realizada, na manhã de ontem, no auditório da Prefeitura de Sobral. Na pauta de discussão, a legalização do meio de transporte e a substituição dos veículos por modelos tipo vans, que fazem o sistema complementar no Estado do Ceará.
Atualmente, os operadores aguardam a etapa final do processo de licitação dos últimos seis lotes, a serem licitados ainda neste ano. As duas regiões são contempladas pelo edital, que será publicado para a licitação de seis lotes que não tiveram vencedor, no processo público realizado em 2009.
Operação
Para o superintende do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), João Pupo, a reunião serviu também para entender como deve operar o serviço de transportes entre as duas cidades serranas.
"A intenção desse encontro é discutir quais são as peculiaridades dessas cidades, e tentar buscar uma solução para que o transporte de passageiros seja feito em carro fechado como acontece em outras cidades do Ceará", disse João Pupo.
A ligação, por meio de transportes de passageiros, entre Sobral e Alcântaras é feita por 26 veículos tipo pau-de-arara, sendo disponibilizados 13 por dia. "O máximo que a gente consegue é fazer duas viagens por dia. Temos que esperar por passageiros", disse o motorista Raimundo Nonato, que trabalha no sistema há mais de sete anos.
Ele acredita que ficará de fora do sistema a ser implantado por não ter condições de comprar um outro veículo. "Na minha casa são quatro pessoas que eu sustento com o dinheiro que ganho aqui, comprar um carro novo é uma despesa que não está no meu orçamento", acrescentou Raimundo Nonato.
De acordo com o presidente da Cooperativa de Transportes de Meruoca (Coopertram), Rômulo Marques Alves, o preço de cada passagem entre Sobral e Alcântaras custa R$ 5,00. Entre Sobral e Meruoca, onde operam 41 carros, o preço é de R$ 7,00.
Como não houve vencedor para exploração das duas linhas, o Detran considera que todos os carros que fazem o serviço operam de forma clandestina. "Para o Detran, estamos atuando de forma irregular, e por conta disso temos pago multas altíssimas devido à fiscalização", disse o presidente da Coopertram.
Eficiente
João Pupo considera o sistema implantado entre as cidades de Sobral e Massapê como o mais eficiente da região. "É um sistema que tem boa aceitação, por parte de quem utiliza. Isto prova que o sistema nessa outra região também tem tudo para dar certo", classifica João Pupo.
No Ceará, 27 cooperativas operaram o sistema, com capacidade para transportar 1,2 milhão passageiros por mês, de 139 Municípios cearenses. De acordo com o Detran, são atualmente 740 veículos tipo vans circulando nas 164 linhas, gerando aproximadamente 2.200 empregos diretos. "A licitação dos transportes de passageiros intermunicipais, operados pelas vans, significa o ordenamento do setor e o fim dos transportes clandestinos ou piratas, que colocava em risco a vida das pessoas", finaliza João Pupo.
No Ceará, dois tipos de serviço de transportes rodoviário intermunicipal de passageiro, regular (ônibus) e complementar (vans) sofreram modernização nos últimos dois anos. O processo ficará concluído quando forem anunciados os nomes das cooperativas vencedoras da licitação dos seis últimos lotes do sistema complementar.
Adaptação
"O que pretendemos é traçar um novo sistema de transportes para essa região"
João Pupo
Superintendente do Detran-CE
"Vamos ter que nos adaptar a esse novo sistema de transportes no Estado"
Rômulo Marques Alves
Presidente da Coopertram
MAIS INFORMAÇÕES
Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE)
Rua Godofredo Maciel, 2900, Maraponga, Fortaleza/ (85) 3101.5588
Reportagem do Diário do Nordeste (Wilson Gomes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário