segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PREFEITURA DE SOBRAL: PESQUISA DO IBOPE APONTA VANTAGEM DE VEVEU SOBRE DR. GUIMARÃES


A campanha na Princesa do Norte é a única que já atraiu o governador. Ele ainda não foi a nenhum outro Município

José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, conhecido como Veveu, hoje, segundo o Ibope, seria eleito prefeito do Município de Sobral. No pleito passado ele foi eleito vice-prefeito da cidade e hoje é o titular do cargo em razão da renúncia do prefeito Leônidas Cristino, para ocupar, no início do ano passado, o ministério dos Portos, no Governo da Presidente Dilma Rousseff.

Em Sobral, na Zona Norte do Ceará, quatro candidatos estão disputando a Prefeitura: Francisco José Alves Guimarães, registrado como Dr. Guimarães, indicado pelo PV, Francisco Osvaldo Aguiar, registrado na Justiça Eleitoral como Professor Osvaldo foi indicado pelo PSOL, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto (Veveu), apontado pelo PT, liderando a Coligação Por Uma Sobral Melhor e Marco Antônio Barroso Prado, registrado na Justiça Eleitoral como Marco Prado foi indicado pelo PSDB e lidera a Coligação Sobral Caminhando Com o Povo.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 13 e 15 últimos, contratada pelo Diário do Nordeste com a finalidade de levantar junto aos eleitores sobralenses opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. Foram ouvidos 602 eleitores de 16 anos ou mais da área em estudo. O intervalo de confiança é estimada em 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Números

Na parte da pesquisa denominada de estimulada, quando o entrevistador apresenta a relação dos candidatos ao entrevistado e pergunta em quem ele votaria se a eleição para prefeito fosse hoje, 28% dos eleitores responderam que votariam em Dr. Guimarães, 14% disseram que votariam em Marcos Prado, 1% citaram Professor Osvaldo e 47% responderam que votariam em Veveu. 5% optaram por branco ou nulo e 4% não sabe ou não responderam.

Na parte espontânea, quando o entrevistador pergunta diretamente ao eleitor em quem ele votaria para prefeito da cidade se a eleição fosse hoje, sem no entanto apresentar qualquer nome de candidato, o candidato Dr. Guimarães conseguiu 23% das intenções de voto, Marco Prado ficou com 10% das preferências dos eleitores, Professor Osvaldo conseguiu 1% e Veveu recebeu 40% das intenções de voto, segundo o relatório do Ibope. 7% dos eleitores optaram pelo branco ou nulo e 19% não sabe ou não respondeu.

Além de perguntar em quem o eleitor vota para prefeito com e sem a apresentação dos candidatos, o Ibope também indaga ao eleitor sobre em quem ele não vota de jeito nenhum para ser o prefeito. Neste quesito, o candidato Marco Prado tem o maior índice, 45%. Logo em seguida está o candidato Professor Osvaldo com 38%. Veveu está no terceiro lugar com 29% e Dr. Guimarães é o menos rejeitado com 22% de citações.

A pesquisa está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral e seu modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em dois estágios. No primeiro deles são selecionados os conglomerados com probabilidade proporcional ao tamanho sistemático. A medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residentes nos setores. No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis.

As entrevistas são pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores treinada para abordagem deste tipo.

Foto: Evento ocorrido em Alcântaras em junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores