sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

IMAGENS DO AÇUDE PINGA EM ALCÂNTARAS

O pequeno Açude é barrado pelo Riacho Santana e foi construído em 1993

O nível do Açude Pinga baixa rapidamente, no entanto o volume de água ainda é bom, o que pode preocupar é se as chuvas não forem o suficiente para repor os mais de 5 metros de águas perdidos pela extensão de pouco mais de 1 km.

O Açude é considerado de nível muito pequeno, visto que, tem uma Bacia Hidrográfica de apenas 8 Km², compreendendo as localidades de Santana, Lajinha e Bom Jesus. Segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, sua capacidade total é de 800.000 m³, daí a importância para a cidade de Alcântaras e o uso racional da população beneficiada, pois é o único existente no município.

Atualmente a água se concentra na chamada bacia do açude, que é o local mais largo e mais profundo do reservatório.
Ponte sobre o Riacho Santana que fica no meio da extensão do reservatório voltou a ser transitável.
A medida em que as águas vão baixando, vai aparecendo mais sujeiras deixadas por pequenos pescadores e banhistas.
Apesar disso água aparenta "ser muito limpa" e não apresenta nenhum odor. Também não há residencias próximas e muito menos a existência de esgotos que o possa comprometer a qualidade da água.
Imagens do dia 13 de novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores