domingo, 30 de dezembro de 2012

RECURSOS HÍDRICOS EM ALCÂNTARAS: NÃO PODEMOS FICAR ESPERANDO SÓ POR MILAGRES

Essa celebração aconteceu nas margens do Pinga, após acontecer a sangria do reservatório, fato que foi considerado quase um milagre na época.

Não devemos mais esperarmos por milagres. De 2007 para 2008, o açude Pinga ficou prestes ao desabastecimento. Medidas de urgência foram tomadas; entre elas uma campanha de conscientização de racionamento, e a perfuração de poços profundos capazes de suprir a demanda da CAGECE frente a população caso necessitasse. Os poços ficam localizados nas imediações do açude.

Baseado nessa experiência, o poder público já deveria pensar em um meio de aumentar a capacidade de armazenamento hídrico no município por meio de barragens, pois o açude Pinga não mais garante água para três anos como se pensava. Chegou a "sangrar" ou transbordar no ano passado (2011), em 2012 não houve acúmulo de águas e entra 2013 praticamente dependendo da sorte ou da fé popular, pois ainda não há garantia da normalidade das chuvas. E enquanto isso a cidade vai crescendo e a demanda por água aumentando.

Recursos hídricos tem: uma solução poderia ser o aumento da capacidade de armazenamento do próprio Pinga, que hoje é somente de 800.000 m³, seguido do aproveitamento das águas dos riachos Santa Bárbara, Norte, Baixa Grande, estes que alimentam o riacho do Alegre que é o único perene em Alcântaras, ou talvez o único da serra da Meruoca. Portanto, as idéias e projetos podem ser vários.

Cerca de 3 km (linha reta) separam o Açude Pinga, do riacho Santa Bárbara/Alegre, este é um dos maiores ou talvez, o maior afluente da Açude Várzea da Volta, que é um reservatório de grande porte do Vale do Coreaú.


Foto do final de novembro de 2012

OBS: na época foi pensado em algumas barragens, e até alguns projetos de foram feitos, seria uma boa hora de reacender essas ideias. Defendo o barramento de água em primeiro lugar, pois estes preservam as águas do lençol freático, e aí entra a história dos poços, estes propícios para locais onde não é possível as barragens, e ideal para sistemas de abastecimentos para pequenas localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores