segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

QUASE QUARENTA RAIOS ATINGIRAM ALCÂNTARAS EM 2013


Rua Antunino Cunha durante chuva na última semana
Este ano 39 raios caíram no município segundo a Coelce.

O Brasil é o país com maior incidência de raios em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE cerca de 170 milhões de descargas atmosféricas atingem por ano o pais que tem dimensão continental.

 No Estado do Ceará não é diferente a incidência de raios também é constante durante a estação chuvosa compreendida entre os meses de fevereiro a maio. Somente entre os dias 15 a 18 de fevereiro de 2013 o estado registrou cerca de 6.409 raios. As cidades com maior registros de descargas atmosféricas  no Estado foram Icó (500), Mauriti (336), Granja (276), Jucás (199), Saboeiro (189), Pentecoste(172), Crato (171), Quixeramobim(135), Migres(120), Viçosa do Ceará (107), Jaguaribe(106) e Santa Quitéria (101). Em Fortaleza foram registrados 47 raios.

Das cidades acimas citadas três ficam na região norte do Ceará, além destas outras cidades registraram também dezenas de raios como é o caso de Alcântaras-CE, que segundo o Centro de Controle de Sistema (CCS) da Coelce, órgão que faz o monitoramento no Estado, caíram nos último dois meses o equivalente a 39 descargas atmosféricas. Em 2012 durante o inverno um dos raios que atingiram o município causou estragos na Escola Perolina Fernandes Albuquerque, situada no Povoado de Carmolândia. Na época devido a descarga atmosférica a instalação elétrica da escola chegou a "papocar" causando estragos em algumas paredes da escola.

Post.Francisco Freire (Portal Jovem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores