segunda-feira, 4 de novembro de 2013

FUNCEME REGISTRA CHUVAS EM 116 MUNICÍPIOS

 Em Fortaleza choveu apenas 2mm (Reprodução Funceme)
Choveu em 116 municípios no Ceará, entre 7h do último domingo, 3, e 7h desta segunda-feira, 4, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maior índice pluviométrico foi registrado em Solonópole (119mm), seguido pelos municípios de Cedro (90mm), Sobral (89,8mm), Iracema (88,2mm) e Lavras da Mangabeira (85,2 mm).

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas fortes se devem ao fenômeno meteorológico chamado de vórtice ciclônico, que já estava previsto, mas não com essa intensidade. Houve precipitações em todas as regiões do Estado, principalmente no Sertão Central, Região Norte, Região Jaguaribana e também na faixa litorânea. O órgão prevê ocorrência de chuvas no Estado até a próxima quarta-feira, 6.

O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, atuando no Nordeste do Brasil, consiste numa grande circulação de ventos em elevada altitude (cerca de 12 mil metros) com formação de nuvens carregadas nas bordas dessa circulação. A borda norte do Vórtice está sobre o Estado, o que provoca as precipitações, acompanhadas de ventos fortes e raios.

Interior
No município de Sobral, na região Norte do Estado, a 250,3 km da Capital, a chuva provocou euforia e prejuízos na cidade. Árvores caíram, parte do teto de um shopping caiu e uma pessoa ficou ferida com a queda de uma antena de uma emissora local de rádio.

Em Iguatu, a 384,1 km de Fortaleza, uma ventania no fim da tarde derrubou a estrutura metálica da quadra de esportes do Rotary Club, localizado no Parque de Exposições da cidade. Testemunhas relataram que um raio atingiu o teto do Ginásio Poliesportivo Geraldo Nogueira Sobrinho, que foi inaugurado em 2009. Não houve feridos.

Redação O POVO Online (Atualizada às 11h25min)

OBS: Apesar da boa chuva registrada ontem na cidade de Alcântaras. O gráfico da Funceme mostra sem informação (cor cinza) para precipitações de chuvas no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores