quinta-feira, 2 de junho de 2016

SEMINÁRIO DISCUTE ACESSO A ARMAS E DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

Foto: Divulgação/AL-CE
O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência realiza, nesta sexta-feira (03/06), o seminário "Prevenção dos Homicídios na Adolescência: discutindo armas e drogas", no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (Rua Meton de Alencar, s/n - Centro).

A palestra de abertura, às 8h30min, será feita pelo sociólogo Julio Jacobo, responsável pela série de estudos intitulado Mapa da Violência. Coordenador da Área de Estudos sobre Violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e com larga experiência na área da educação e da juventude, Julio Jacobo foi um dos homenageados no Prêmio Direitos Humanos 2013 pelo conjunto dos trabalhos realizados na área de Segurança Pública.

Ao longo do dia serão realizados painéis e uma roda de conversa. Ainda pela manhã, o painel discutirá drogas, com Luciana Boiteux (professora e coordenadora do grupo de pesquisa em Política de Drogas e Direitos Humanos da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Rafael Baquit, médico do Hospital de Saúde Mental de Messejana e coordenador do Coletivo Balance Redução de Risco e de Danos.

À tarde, o debate será sobre acesso a armas, com o pesquisador Luis Fábio, do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (LEV); Michele Ramos, do Instituto Igarapé (RJ) e Bruno Langeani, do Instituto Sou da Paz (SP). Tanto o Instituto Igarapé como o Sou da paz possuem experiências positivas na área da segurança cidadã, com campanhas bem sucedidas de desarmamento.

Às 16h, haverá uma mesa de debate com os convidados.

O debate com especialistas é uma das estratégias adotadas pelo Comitê para compreender os motivos que levam crianças e adolescentes a se envolver cada vez mais cedo em situações de violência letal, seja como autores ou vítimas. Além de seminários, o Comitê vem realizando pesquisa com as famílias de adolescentes assassinados e com adolescentes que cumprem medida sócio-educativa por crime contra a vida, além de audiências públicas territoriais, em Fortaleza e em cidades com altos índices de homicídios  na faixa etária de 10 a 19 anos, ouvindo a percepção das comunidades sobre o que aproxima e o que afastaria os adolescentes dos homicídios.

Sobre o Comitê – O Comitê é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) criada com o objetivo de compreender o fenômeno da violência na faixa etária de 10 a 19 anos para elaborar propostas de políticas públicas que apontem para a prevenção e a consequente redução de homicídios no Ceará. O Comitê tem como presidente o deputado estadual Ivo Gomes (PDT) e, como relator, o deputado Renato Roseno (PSOL).

Serviço: Seminário "Prevenção dos Homicídios na Adolescência: discutindo armas e drogas" 
Quando: 3 de junho, das 8 horas às 17 horas
Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (Rua Meton de Alencar, s/n - Centro)

Inscrições no local e pelo site  www.al.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores