quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

FUNCEME FARÁ MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO DE INCÊNDIO NO ESTADO

Projeto foi aprovado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará

Como um dos impactos negativos dos cinco anos consecutivos de seca no Ceará, cresce substancialmente, desde 2012, o número de focos de calor identificados pelo Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais – PREVINA. Somente em 2016, foram identificados 61.038 focos de calor, quantidade 47% maior que os 41.412 contabilizados em 2015. 

Um dos passos essenciais para combater esse problema, na maioria das vezes ocasionado pela ação do homem, é fazer o Mapeamento das áreas de risco de incêndios florestais no Estado do Ceará. O projeto para esse estudo foi aprovado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará, do Ministério Público-CE, com verba de R$ 100 mil para execução em 2017. O mapeamento será realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Margareth Carvalho, chefe do Núcleo de Recursos Ambientais da Funceme, adianta que uma parte do mapeamento já foi realizada. “Já temos um mapa preliminar onde cruzamos dados das Áreas Susceptíveis a Desertificação, das Unidades de Paisagem, de áreas antropizadas e excluindo as Unidades de Conservação. Ainda precisamos revisar e validar para posterior publicação. Acreditamos que o mapeamento será publicado ainda em 2017”. 

Fonte: Funceme (Foto: Arquivo VN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores