sábado, 16 de novembro de 2019

BRASÍLIA: LÍDER DO GOVERNO PUBLICA IMAGEM DA INDEPENDÊNCIA PARA COMEMORAR PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

O líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC-SE), publicou nas redes sociais uma imagem da declaração da Independência do Brasil, comemorada em 7 de Setembro, para referir-se à data da proclamação da República, comemorada ontem.

A independência do Brasil em relação a Portugal foi declarada pelo imperador D. Pedro I em 7 de setembro de 1822. A República foi proclamada, em detrimento do Império, pelo marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889.

Nas redes sociais, André Moura escreveu logo abaixo da reprodução da tela: “Destaco hoje essa importante data que marca a história do Brasil. Em 15 de novembro de 1889, foi instaurado (sic) a forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador D. Pedro II.” D. Pedro II é filho de D. Pedro I, retratado na tela.

Seguidores do líder do governo nas redes sociais já o alertaram do equívoco. A imagem publicada pelo líder do governo é uma reprodução do quadro “Declaração da Independência”, do francês François-René Moreaux, pintado no começo da década de 1840. Não se trata da imagem clássica da Independência, o quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, mas de uma versão ainda mais romantizada do momento histórico. A tela de Moreaux está no rol das imagens mais reproduzidas com alusão à Independência do Brasil.

Fonte: O Globo (Via Sobral em Revista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores