sábado, 16 de novembro de 2019

REVOGAÇÃO DE DESAPROPRIAÇÃO: Diocese de Sobral emite Nota esclarecendo sobre Desapropriação do Campus Betânia da Universidade Vale do Acaraú – UVA

A DIOCESE DE SOBRAL, neste ato representada por seu Bispo Diocesano, Exmo. Revmo. Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, vem, por meio da presente, esclarecer fatos relacionados ao pedido de revogação do Decreto nº 33.2814, publicado no dia 23 de setembro de 2019, que trata da Desapropriação do Campus Betânia da Universidade Vale do Acaraú – UVA.

A Diocese de Sobral é responsável pela criação, no município de Sobral, de inúmeras instituições, dentre as quais podemos destacar os Colégios Sobralense, Sant’Ana e Patronato Imaculada Conceição, a Escola profissional São José, o Museu Diocesano, o Abrigo Sagrado Coração de Jesus, o Orfanato Coração de Jesus, a Casa de Saúde São José, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e o Seminário Teológico-filosófico, que foi o embrião da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

A Diocese de Sobral possui um papel fundamental na educação do estado do Ceará, sendo a responsável pela criação do primeiro curso de Filosofia no Norte do Estado do Ceará, além da criação das bibliotecas do Seminário Teológico-filosófico.

Em 1968, por iniciativa do Cônego Francisco Sadoc de Araújo e, por meio da Lei Municipal nº 214 de 23/10/1968, sancionada pelo Prefeito de Sobral, Jerônimo de Medeiros Prado, é criada a Universidade Vale do Acaraú. Seu nome deve-se ao rio que corta a cidade, o Rio Acaraú.

Durante o período de dez anos, a Diocese de Sobral, legítima proprietária do imóvel onde se encontra abrigado o campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, cedeu, a título gratuito, a utilização do mesmo pelo Estado do Ceará, o que permitiu a consecução do sonho do Exmo. Revmo. Dom José Tupinambá da Frota de desenvolver o ensino superior no interior do estado do Ceará.

Portanto, podemos verificar que a instituição católica sempre atuou de forma a valorizar a sociedade e a educação.

O pedido de revogação do Decreto se deu em virtude da posição contrária dos representantes da Diocese de Sobral à desapropriação do Campus da Betânia, que é um monumento histórico, religioso e cultural. Inexistindo intenção de vender o referido imóvel.

É importante esclarecer que o valor referente ao aluguel é utilizado para evangelização e para os projetos de ação social, que visam o bem e o desenvolvimento da sociedade.

A Diocese de Sobral continuamente atuou primando pelo desenvolvimento social e bem comum, o que trouxe crescimento para Sobral e região.

Assim, em todo o histórico, podemos averiguar o incentivo a educação em nível médio e superior.

Reafirmamos o nosso compromisso em prezar pelos cristãos, pela sociedade e pela educação, mantendo a Universidade Vale do Acaraú – UVA no referido imóvel pelo período que o estado desejar.

Respeitosamente,

Exmo. Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos
Bispo Diocesano
Diocese de Sobral

Um comentário:

  1. Se a Diocese estivesse mesmo tão interessada em fomentar a educação superior em Sobral, não teria "pedido" a revogação do decreto de desapropriação.
    Ao que parece, os aproximadamente R$1.000.000,00 por ano do Governo do Estado em aluguel são mais importantes do que o suposto interesse em "incentiv[ar] a educação em nível médio e superior".
    Dessa forma, Sobral segue sendo um terreiro (ou quintal) da Diocese, que paupérrima, mal tem dinheiro para se sustentar. Coitados…

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores