terça-feira, 27 de agosto de 2019

II ENCONTRO DE BANDAS CELEBROU OS 25 ANOS DA BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Oito Bandas participaram do evento, que foram, os grupos dos municípios de Marco, Tianguá, Uruoca, Itarema, Santana do Acaraú, Graça, Meruoca, além da anfitriã.

BANDA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS “PREFEITO JOSÉ RAMOS FREIRE”

Numa manhã de quinta-feira 11 de agosto de 1994, a Banda de Música de Alcântaras fez sua primeira apresentação oficial. Foi numa Gincana Cultura realizada na Escola Municipal Inocência Alcântara Freire. Na ocasião apenas três peças musicais foram executadas: os dobrados José Wilson, Âncoras ao Mar e Bons Amigos.

A Banda iniciou-se sem uma formação definitiva, pois não havia instrumentos para todos os futuros músicos. No início havia revezamentos de instrumentos. Dos cerca de 30 alunos, e após engajamentos e desistências de alguns, (entre outros o hoje Padre Elânio, e o Professor Cláudio Ângelo), a base inicial ficou com a formação de 21 músicos no seu primeiro fardamento.

...Em 2010, Na Gestão do então prefeito Raimundo Gomes Sobrinho, a Banda recebeu novos instrumentos e outros equipamentos. Novos músicos começam a ser formados. Surgiu nesse momento, por intermédio do então regente e Músico da formação original “Márcio Cleber Alcântara Silva”, à ideia de além do nome Banda Municipal de Alcântaras, colocar um nome próprio neste equipamento cultural, seguindo assim o exemplo que ocorre em várias e grandes Bandas no Estado do Ceará.

Foram então colocados para apreciação dos músicos, dois nomes: Banda Municipal de Alcântaras Maestro José Jerson de Araújo (primeiro Maestro) e/ou Banda Municipal de Alcântaras Prefeito José Ramos Freire, que foi o idealizador e responsável pela implantação da Banda no Município. Os nomes dois foram considerados importantes, mas José Ramos Freire foi aclamado naturalmente e posteriormente acatado o seu pela Secretaria de Cultura do Município...No dia 26 de novembro de 2010, em um encontro de Bandas realizado na cidade de Meruoca, a Banda se apresentou pela primeira vez fora do município de Alcântaras com a denominação Banda Municipal José Ramos Freire. 
Sobre o encontro: No ultimo sábado (24) Realizou-se o II ENCONTRO DE BANDAS DA CIDADE DE ALCÂNTARAS - CEARA. Além da Banda de Musica Municipal, participaram bandas das cidades do Marco, Tianguá, Uruoca, Itarema, Santana do Acaraú, Graça e Meruoca. Neste ano, o encontro celebra os 25 anos da nossa Banda de Musica. Na oportunidade foram homenageados: José Ramos Freire, ex prefeito de Alcântaras e fundador da Banda de Musica; a família do senhor Joaquim Ximenes Carvalho (in memoriam) que em sua gestão realizou a compra dos instrumentos da banda; o primeiro maestro da Banda José Gerson Araújo. Também foi homenageado o músico Antonio Freire Araujo (Vilson) - in memoriam - que agora da nome ao espaço cultural no sítio Bom Jesus, atualmente a sede da Banda de Música. O evento também contou com as presenças dos Secretários de Cultura de Meruoca e Graça e no final do evento foi entoado os parabéns pelas as bandas convidadas.

Veja outras imagens do dia do evento:
Com informações e imagens da SEMEC - Alcântaras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores