sexta-feira, 3 de julho de 2020

INDÚSTRIA MOVELEIRA DO CEARÁ PLANTA FLORESTA DE EUCALIPTO EM MARCO

Só o Grupo Jacaúna investe na plantação de clones de eucalipto em 1 mil hectares de terras, 600 hectares dos quais já com árvores em idade juvenil graças à fertilização do solo.

No Norte do Ceará, na zona rural dos municípios de Marco e Acaraú, bem na área dos seus limites, cresce para o céu uma floresta de Angico, Pau D’Arco, Sobrasil, Jatobá, Acácia Magium, Casuarina e Eucalipto, árvores próprias para a indústria de móveis e da construção civil.

É um ousado e inédito projeto de silvicultura sustentável que, iniciado no fim de 2010 como apoio do SindMóveis e da Fiec, pretende, nos próximos 10 anos, fazer do Ceará autossuficiente na produção da matéria prima para as suas já famosas fabricas moveleiras. 

Lá, neste momento, só o Grupo Jacaúna investe na plantação de clones de eucalipto em 1 mil hectares de terras, 600 hectares dos quais já com árvores em idade juvenil graças à fertilização do solo.

Por sua vez, e ao mesmo tempo, seus concorrentes Osterno Móveis, DuMarco, Kirios, Santa Maria e Madresilva, orgulhosamente, também mostram fotos aéreas de seus projetos florestais, que estão a mudar a paisagem daquela região cearense. 
Cada hectare do projeto – considerado inovador pelo Sebrae, pelo BNB e pelo Governo do Estado, que o apoiam - consome investimento de R$ 8 mil.

O eucalipto – que é bom para móveis, para a produção de energia e para a construção civil – alcança, aos 7 anos, a idade para corte (na Escandinávia, o pinus leva o dobro do tempo para ser cortado). 

A indústria do Polo Moveleiro de Marco consome, mensalmente, 800 m³ de madeira – 80% dos quais oriundos da floresta tropical do Pará e do Maranhão e 20% procedentes de áreas reflorestadas de pinus e eucaliptos da Bahia e do Sul do País. 

Júnior Osterno, presidente do SindMóveis, revela o objetivo desse projeto coletivo: 

“Deixar de lado os problemas causados pela aquisição da madeira tropical, entre os quais o alto custo de sua logística e produzir, aqui mesmo, a madeira de que precisamos. Estamos muito perto dessa meta”, afirma ele.

Blog Egídio Serpa (DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores