Um dos mais belos banhos da Serra da Meruoca, um conjunto de cachoeiras e lagos naturais, antes, acreditava-se estar situado no município de Moraújo, depois da revisão cartográfica que redefiniu os limites municipais, e assim ratificou, a Cachoeira dos Poções sempre pertencenteu oficialmente ao Município de Coreaú, pois sempre esteve dentro dos seus limites territoriais, mas passava despercebido devido a ausência de recenseamento e a necessidade de conferir, além de que, no mapa não mostrar o local exato, o que agora tornou-se algo fácil de conferir.
Georreferenciamento!
Em 2019, o Governo do Ceará e a Assembléia Legislativa concluíram uma medida inédita e pioneira no Brasil, a revisão dos Limites de todos os 184 municípios do Estado.
O processo não visava mudar os limites dos municípios, e sim fazer uma revisão destes limites, com interpretações conflituosas e indefinições de divisas em vários municípios desde a criação dos mesmos, onde muitos deles tinham como definições territoriais "marcos naturais" onde em muitos casos esses marcos nem mesmo mais existiam. Para o trabalho, foi realizado utilizando técnicas modernas de medidas como o sistema de georreferenciamento, que é feito com o uso de equipamentos GPS e o apoio de satélites, e que permitem encontrar os limites reais dos territórios, a assim, vários municípios tiveram algumas pequenas correções ou redefinicoes.
Um verdadeiro paraíso!
O lugar em destaque, fica no sopé do Pico conhecido como "Bicão da Venturinha" (região do Distrito de Ventura), na localidade de Pedra Ferrada, onde também é conhecida pelas inscrições rupestres. Sua localização em linha reta fica a cerca de 5,5 km da cidade de Alcântaras, 10,5 da cidade de Coreaú e 15,5 km do Centro da cidade de Moraújo.
O território de Moraujo, antes da emancipação em 1957, já pertenceu a Coreaú, devido ao acesso e proximidade com a localidade de Fazenda Velha (Moraújo), quem conhece os Poções, acreditava-se que o lugar também pertenceria ao município emancipado de Coreaú e quem analisava os mapas dos dois municípios não percebia a inconsistência, pois não mostrava o local exato da Cachoeira e sim o nome Pedra Ferrada apenas no lado de Moraújo e ausente no mapa do Coreaú (o que não é a realidade), e que agora depois do Georreferenciamento, e mapas atualizados, ficou claro de visualizar o local. Outra; o lugar não possui moradores e não há necessidade de recenseamento, por isso não havia conflitos de interesses.
Local bastante visitado.
Para visitar este paraíso, há dois caminhos possíveis, ou pelo menos mais conhecidos; pela localidade de Fazenda Velha no município de Moraújo, e uma outra trilha partindo do Povoado de Bela Vista em Alcântaras. Lá, são as mesmas águas do conjunto de riachos: Algodões, Santa Bárbara, Norte, Fidalgo, entre outros e que antes de descer serra a baixo, encontra-se também a conhecida cachoeira dos Pícos.
O local possui duas grandes cachoeiras e e dois piscinões em formatos diferentes, ideal para mergulhos, uma sobre outra, estilo degraus. Outras menores podem ser em encontradas serra a cima.
O Riacho do Poções, sai do município de Alcântaras, entra no município de Moraújo, para depois entrar em Coreaú, e é neste trecho onde está localizado as Cachoeiras, exatamente no canto do Distrito de Canto. Depois, em Fazenda Velha, onde fica o limite entre os dois municípios, o riacho volta a correr dentro do Município de Moraújo.
![]() |
Parte do lago maior (Foto: Beto Silva) |
![]() |
No alto: Bicão da Venturinha Foto (Créditos):WSartdigital |
![]() |
Foto: Edson Lima (Vista, sentido sítio Pícos) |
![]() |
No canto do Distrito de Canto |
![]() |
Localização exata oficialmente na zona rural do Distrito de Canto - Coreaú-CE |
Nenhum comentário:
Postar um comentário