quarta-feira, 29 de julho de 2009

O político Joaquim Ximenes de Carvalho

Foi há pouco mais de um ano, enquanto todos se preparavam para o Festejo Junino de Alcântaras falecia em Fortaleza o ex-prefeito Joaquim Ximenes de Carvalho. Assim como é comum em casos de parada cardíaca, pegou todo mundo de surpresa.
Seu falecimento ocorreu no dia 22 de Julho de 2008, em uma quarta feira e seu sepultamento quinta dia 23.

A data símbolo de hoje, quinta do festival, em 2008 um grande cortejo acompanhou o corpo do homem político que teve uma das participações mais marcantes na história política de Alcântaras e de municípios da Zona Norte.

O senhor Quinca Tibúrcio foi o primeiro em muitas coisas:
Foi o primeiro a fazer a seqüência vitoriosa: Vereador, presidente da câmara, vice-prefeito, e prefeito duas vezes; o primeiro depois de criada a lei da reeleição.
Como vereador mais votado proporcionalmente pelo numero de votantes só perdeu o posto de primeiro lugar para o seu sucessor e herdeiro político "Joaquim Filho". Quando disputou alguma eleição, nunca perdeu, portanto teve uma trajetória política brilhante.

Pelo lado negativo, infelizmente foi o primeiro a demitir funcionários realmente em massa, mas foi também o primeiro a sofrer sanções da justiça, já que viu a maioria dos funcionários que demitiu voltarem aos postos de trabalho. Foi o primeiro a acumular o pagamento dos funcionários em 9 meses atrasados.(talvez o primeiro no ceará e no Brasil). Foi o primeiro a ser investigado por uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e o primeiro a renunciar seu mandado para não ser cassado. Errar é humano, e ele não era perfeito.

Voltando as coisas boas, foi o primeiro a realizar o Festival de Quadrilhas, portanto pelas fortes emoções que ele nos proporcionou, sejam boas ou não, ele jamais será esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores