sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Quem foi Francisco Cristino Moreira ? "Chico da Bomba"


O Blog Visão Norte, procurou saber um pouco de sua história, e ultilizou também dados dos arquivos do site do TRE-CE para entender um pouco sobre a vida política do ex-prefeito de Coreaú falecido a sete dias.

O popular Chico da Bomba, assim como também o falecido ex-prefeito Luís Carneiro (Luís Dico), certamente será um dos nomes que não será esquecido na política de Coreaú.

Ainda Jovem, em 1976 foi eleito pela primeira vez prefeito de Coreaú pelo ARENA. Francisco Moreira Cristino voltou à prefeitura daquele município em 1989, eleito em 15 de novembro de 1988 pela coligação PDS / PMDB / PMB e PL com uma votação esmagadora em cima da segunda colocada Antônia Marques de Albuquerque 6.402 votos contra apenas 294 da concorrente; ainda houve 1517 votos nulos e 66 em branco naquele pleito político.

14 anos depois voltou à prefeitura de Coreaú na eleição extraordinária de 2002, desta vez pelo o PSDB, pois o eleitos em 2000 prefeito e vice. Luís Dico e Bernadones faleceram antes de completar dois anos de mandato. Francisco venceu na eleição extraordinária os concorrentes Antônio Cristino Moreira (Toinho do Vilar) candidato a prefeito e Francisco Antônio Menezes de Cristino (Chico Antônio) candidato e vice e apoiado dos dos Ferreira Gomes.

Ainda pelo PSDB,em 2004 foi reeleito para o segundo mandato consecutivo; o quarto de sua carreira política à frente da prefeitura de Coreaú. Apesar das pesadas criticas de suas administrações era um político muito querido no município.

Nos últimos anos aprendeu a não perder eleição, evitou mais uma vez que Chico Antônio irmão do atual prefeito de Sobral Leônidas Cristino e preferido dos irmãos Ciro, Cid, e Ivo Gomes voltasse e prefeitura de Coreaú., e como Padrinho político deixou na prefeitura um jovem Político de seu partido , o atual prefeito Carlos Roner.

Na foto histórica no início da década de 1980, os prefeitos de Alcântaras Joaquim cunha freire (ARENA) na esquerda, José Euclides Ferreira Gomes Júnior (ARENA 2), prefeito de Sobral no centro , e Francisco Cristino Moreira ( ARENA) prefeito de Coreaú na direita da foto. Na época, em plena ditadura militar, os três prefeitos da Zona Norte, recebiam para uma série de inaugurações na cidade de Alcântaras o então Governador do Ceará Virgílio Távora.

2 comentários:

  1. Caro amigo só uma rapida correção, na eleição estraordinaria de 2002, o concorrente foi o seu irmão, Antonio Cristino Moreira (Toinho do Vilar) Chico Antonio foi apenas o candidato a vice-prefeito.

    ResponderExcluir
  2. Caro Romildo, muito obrigado pela informação, vou corrigir !
    Andei visitando o seu blog, achei muito interessante ! não tinha percebido antes pois nos seguidores não aparece o seu link.

    Edilson Angelo.

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores