quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

REPERCUSSÃO SOBRE OS OSSOS ENCONTRADOS NA IGREJA DE ALCÂNTARAS


Reportagem do Jornal Diário do Nordeste de hoje destaca a descoberta dos ossos encontrados no terreno onde está sendo construído a Nova Igreja Matriz de Alcântaras.

Nosso Blog Noticiou este o ocorrido no último sábado 19, no entanto pretendemos manter cautela sobre o assunto. João Capistrano de Alcântara foi enterrado em um local que ficava dentro da Igreja, mais precisamente no corredor da antiga edificação que ficava em frente a casa paroquial. Os ossos achados na última sexta feira estavam fora da igreja, por isso se forem ossos humanos podem não ser de Capistrano e sim de outra pessoa.

Parte da história de Alcântaras parece ter sido descoberta nas escavações para obra da Igreja Matriz

Um fato inusitado ocorrido na última sexta-feira tem chamado a atenção dos moradores da cidade de Alcantaras na região Norte do Ceará. Fragmentos de uma ossada humana foram encontrados nas escavações do terreno onde está sendo construída a nova Igreja Matriz, que entrou em processo de demolição no dia 5 de novembro - o novo templo religioso deverá ficar pronto somente em 2011.

Muitos acreditam que se trata dos restos mortais do fundador da cidade, João Capistrano de Alcântaras, que morreu no ano de 1917, com 45 anos de idade. Foram encontrados pelos pedreiros que trabalham nas escavações, provavelmente dois dentes, parte dos ossos dos dedos das mãos, além de um pedaço de osso que pode ser do antebraço. Sem querer entrar em detalhes, um dos pedreiros que fazia a escavação próximo à antiga escadaria, que dava acesso ao patamar da igreja, limitou-se apenas a apontar o local onde os ossos estavam.

Retirados do local, os restos foram entregues ao policial aposentado Vicente de Paulo Freire de Alcântaras, que tem parentesco com um dos moradores mais antigos da cidade. Ele não permitiu que o material fosse fotografado. "Pretendo mandar examinar o que foi encontrado. Se realmente for de João Capistrano, vou colocar numa pequena urna e entregar à Diocese que tem interesse que seja novamente sepultado quando a construção da igreja estiver pronta", disse Vicente Alcântaras. "Ainda é cedo para afirmar que se trata dos restos mortais de João Capistrano. O local onde foi encontrado nos leva a crer que seja dele, mas pode ter acontecido outros sepultamentos", disse.De acordo com os fatos históricos da cidade, Alcântaras é uma homenagem à primeira família que se instalou no lugarejo.(Por Wilson Gomes)

Gostaria muito que esse material encontrado fosse realmente constatado como sendo de João Capistrano, ficaremos na torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores