sábado, 19 de junho de 2010

FESTIVAL DE QUADRILHAS: Cidade de Uruóca promoverá seu X Arraiá Junino


A Prefeitura do município de Uruoca acabou de divulgar as atrações do seu X Festival de Quadrilhas, que ocorrerá de 25 a 27 de Junho em uma praça da cidade.

A animação ficará por conta das banda:

Banda Chapéu de Couro; Forró Zabumbada; Banda Sacudido;Nildinha e Banda Amor Cearense; Forrozão Mazenir, Forró Sacode.

Saiba mais sobre o município de Uruóca-Ce

URUÓCA: Cidade da região Noroeste Cearense, microrregião de Coreaú. Em linguagem indígena, Uruoca significa "morada dos urus", uma espécie de pássaro. Tem autonomia política desde 1957, está a 81m de altitude e em 2007 o IBGE estima a sua população em 12.973 habitantes.

HISTÓRICO
Data da Criação: 26/03/1957.
Instalação: 23/03/1959.
Toponímia: Lugar das Galinhas.
Variação Toponímica: Riachão.
Desmembrado de Granja.
Padroeira: Nossa Senhora dos Navegantes.
Dia: 15.08.

História: Chamou-se inicialmente Riachão, com subordinação administrativa ao Município de Granja. Suas origens remontam ao início do Século XIX, quando aí se estabeleceram os primeiros moradores ou antecedentes familiares dos Rochas, tronco de importante feudo regional. Os primeiros indícios de evolução populacional ocorreram com o advento da Ferrovia Camocim-Sobral e instalação de sua estação de passageiros, o que terá ocorrido por volta de 1880.

Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila provêm do Dec-Lei nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943, com a denominação atual. A elevação da Vila à categoria de Município, ocorreu segundo Lei nº 3.560, de 26 de março de 1957, tendo sido instalado a 14 de abril seguinte.

Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial provêm de doações e aquisição de terras por efeito de compra e venda, divididas em lotes individuais de cinquentas braças para cada área. Consta como doador e vendedor, simultaneamente, João Leandro de Medeiros, cujo registro de transferência e posse data do ano de 1881. Em segunda operação, consta como doador Cândido José de Almeida Bravo, cessionário de uma posse na fazenda Cajueiro, situada no lugar Riachão.
A primitiva capela, tem referência inaugural o ano de 1882. Restaurada e ampliada essa capela, no ano de 1912, teria como expectativa de evolução sua transformação em Igreja Matriz. Os atos inaugurais dessa reformada capela datam de 16 de agosto de 1907.

GEOGRAFIA
Área: 482km².
Área(% em relação ao Estado): 0,33.
Altitude: 81m.
Latitude: 3°19’.
Longitude: 40°33.
Mesorregião: Noroeste Cearense.
Microrregião: Coreaú.
Limites: Norte: Martinópoles e Granja; Sul: Senador Sá e Moraújo; Leste: Senador Sá; Oeste: Granja.
Distritos: Paracuá e Campanário.
Acidentes Geográficos: Rio Coreaú, Riacho Jurema, Açude Jureminha e Premiada. Serra Dom Simão.
Recursos Hídricos: Pluviometria (a média anual é de 926mm).

Fonte/foto; Wikimapia

"Uruóca; terra adotada pelo amigo Moésio Mota militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ex-vereador eleito pelo PT , atualmente chefe de gabinete do vereador por Fortaleza João Alfredo também pelo Psol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores