quinta-feira, 17 de junho de 2010

EMANCIPAÇÃO: Em Sobral, Taperuaba e Aracatiaçu ficaram de fora


Do Blog Bené Fernandes. E cada vez fica mais distante o sonho dos amigos dos distritos de Aracatiaçú e Taperuaba em sairem da condição de dependentes da cidade de Sobral.

Os dois distritos são os que ficam mais distantes da sede do nosso município. Nenhum distrito de Sobral foi sequer listado pela Assembléia do Estado do Ceará como candidato á uma vaga. A questão aqui é política. Taperuba e Aracatiaçú viraram as galinhas dos ovos de ouro para alguns políticos de Sobral. Os dois distritos reunem todas as condições necessárias. E pelo desejo do povo esse sonho já teria sido realizado á muito tempo.

DETALHES - 1965 - Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município de Sobral adquiriu como distritos os extintos municípios de Aracatiaçu, Taperuaba e Forquilha ex-São Francisco do Monte, pois foram criados e não instalados.
1985 - Pela lei estadual nº 11012, de 05-02-1985
, desmembrada do município de Sobral os distritos de Forquilha e Trapiá, para formar o novo município Forquilha. (fonte IBGE)

SOBRAL HOJE -
Em divisão territorial datada de 2005, município é constituído de 13 distritos: Sobral, Aprazível, Aracatiaçu, Bonfim, Caioca, Caracará, Jaibaras, Jordão, Patos, Rafael Arruda, Patriarca, São José do Torto e Taperuaba.

(foto da Igreja Matriz de Taperuaba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores