segunda-feira, 22 de novembro de 2010

IFCE: Campus Sobral apresenta pesquisas na República Dominicana

O IFCE foi o único representante cearense no congresso organizado pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS).

O professor do Campus Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Vicente de Paulo Miranda Leitão, participou, entre os dias 07 e 11 de novembro, na cidade de Punta Cana, República Dominicana, do XXXII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental - maior evento do setor na América Latina.

Na ocasião, o IFCE apresentou cinco artigos técnico-científicos na área de Saneamento Ambiental. As pesquisas avaliaram técnicas de compostagem, analisando diferentes tipos de insumo e parâmetros como temperatura e relação caborno/nitrogênio. Os estudos foram realizados no Banco de Mudas de Sobral e na Horta Didática da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza. Os trabalhos abordaram, ainda, o zooneamento ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) do Córrego, em Sobral, e as características físico-químicas da Lagoa Canabrava, em Paraipaba. 

Os estudos foram desenvolvidos pelos seguintes professores: Dra. Claúdia Coutinho Nóbrega (IFPB), MSc. Cláudio Ricardo Gomes de Lima (IFCE/Campus Fortaleza), Dr. Suetônio Mota (UFC), MSc. Júlio Cesar da Costa e Silva (IFCE/Campus Maracanaú), Dr. Luis Antonio da Silva (UFC), Dra. Marisete Dantas de Aquino (UFC), Dra. Nájila Rejanne Alencar (UFC), Dr. Vicente de Paulo (IFCE/Campus Sobral), Dra. Waleska Martins Eloi (IFCE/Campus Sobral). Um dos trabalhos contou, ainda, com a participação dos alunos do Campus Sobral Maria Isabelle Oliveira da Costa e Francisco Renato Rodrigues Aragão, do curso de Saneamento Ambiental.

Na foto, o prof. Dr. Vicente de Paulo (IFCE/Campus Sobral) com o Rafael Dautant, presidente da AIDIS. 

Instituto Federal de Educação do Ceará - Campus Sobral
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos (Manuella Nobre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores