sexta-feira, 15 de abril de 2011

SOBRAL SEGUE HOJE COM OS EVENTOS DA SEMANA SANTA COM A TRADICIONAL PROCISSÃO DOS PASSOS

Hoje, em Sobral, acontece a Procissão de Passos, saindo da Igreja do Rosário à Praça do Teatro São João. A Procissão de passos, na cidade de Sobral, também chamada de "fugida", representa um momento de profunda religiosidade popular para os católicos
Foto: Wilson Gomes

A Semana Santa representa a grande celebração vivenciando toda agonia de Jesus, sua morte para a salvação dos cristãos e, por fim, sua ressurreição no Domingo de Páscoa. Os festejos neste Município, na região Norte, começaram ontem, com a procissão de trasladação, tendo à frente o bispo Diocesano, dom Odelir Magri. O percurso com a condução da imagem de Bom Jesus, da Catedral até para Igreja do Rosário, teve início às 18 horas, com acompanhamento da Irmandade do Santíssimo e do povo em geral.

Hoje às 17 horas, acontece a Procissão de Passos, saindo da Igreja do Rosário rumo à Praça do Teatro São João, onde solenemente é anunciado o famoso "Sermão de Encontro de Jesus com sua mãe, Maria Santíssima". A Procissão dos Passos, também chamada de "fugida", representa um momento de profunda religiosidade popular, particularmente visível nos símbolos e rituais da preparação e celebração. Relaciona-se com a saída de Jesus Cristo para o Horto das Oliveiras, onde se recolheu para orar.

O momento litúrgico contagia todo o povo católico pelo mundo, mostrando a devoção ao Senhor Jesus dos Passos, como se comprova com a multiprocissão, no caminho de sofrimento, crucificação, morte e ressurreição de Cristo.

Cortejo

O cortejo é aberto por um estandarte, chamado Guião, no qual se lê a sigla S.P.Q.R. - Senado de Todo o Povo Romano - e segue, então, restituindo os passos do Calvário, numa representação da "Via Crucis".

No decorrer da Procissão, acontecem algumas paradas, chamadas de "Estações da Via Crucis", onde são lembrados o momentos finais da morte de Jesus. Um dos pontos de maior destaque é quando Cristo recebe a coroa de espinhos e é espancado pelos soldados romanos, destacando-se ainda o encontro de Jesus com sua Mãe.

Para os católicos, cada passo é uma etapa para o ápice da fé cristã: a Ressurreição, que ocorre três dias após a morte. A Igreja Católica destaca que "é a hora de refletir sobre o sofrimento de Jesus, de reviver o mistério da Cruz". Todos os anos é grande o número de populares e autoridades que acompanham esta procissão, numa comovente atitude de fé e amor ao Senhor Jesus dos Passos.

A programação prossegue no domingo, às 8h30, com a bênção dos ramos no santuário São Francisco, seguida de procissão em direção a Sé catedral, onde acontece a tradicional Missa de Ramos, às 9 horas.

Programação

Na terça-feira, 19, Via Sacra, na Praça da Sé; Praça Manuel Artur da Frota (Várzea) e Largo das Dores. O Ofício das Trevas, dia 20, às 19h, na Catedral da Sé, e Quinta-Feira Santa, Missa do Crisma, às 8h.

Na sexta-feira, 21, Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor, às 15h, e em seguida Procissão do Senhor Morto, saindo da Catedral da Sé percorrendo as principais ruas do Centro da cidade, retornando à Catedral. A Celebração da Ceia do Senhor com o Rito Lava-Pés acontecerão às 18h. Dia 23, Solene Vigília Pascal, às 21h, tendo como local a Catedral da Sé. Trata-se da Vigília mais antiga da Igreja já praticada pelos primeiros cristãos. E, no Domingo de Páscoa, acontecerá a Procissão do Senhor Ressuscitado, às 5 horas, na Catedral da Sé. Após a procissão, será celebrada a eucaristia. Além da Catedral da Sé, as demais paróquias e igrejas de Sobral realizam as celebrações da Semana Santa. Paróquias da Ressurreição, Nossa Senhora do Patrocínio e de Fátima, São Paulo Apóstolo e Santuário de São Francisco.

Diocese de Sobral
Praça Quirino Rodrigues, 76
Centro - Zona Norte
Telefone: (88) 3611.0545

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores