quinta-feira, 3 de novembro de 2011

TREMOR DE TERRA COM EPICENTRO EM ALCÂNTARAS ATINGE SOBRAL E MERUOCA

A Zona Norte, mais precisamente Alcântaras, Meruoca e Sobral foram abaladas, na madrugada de hoje, por um tremor de terra de 2,4 graus na escala Richter. A Defesa Civil de Sobral está em Alcântaras, onde é o epicentro do abalo que promoveu rachaduras em dezenas de casas. Não há confirmação de vítimas humanas. O abalo foi anotado pelos sismógrafos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por volta das quatro e meia da madrugada. Somente este ano foram anotados mais de mil pequenos abalos na Zona Norte

Leia mais do Jornal Diário do Nordeste Online

Um tremor de terra de magnitude abaixo de 2,5 graus foi registrado na região de Sobral por volta das 4h15 desta quinta-feira (3). Segundo a Defesa Civil de Sobral, não houve estragos e ninguém ficou ferido. O fato foi noticiado pelo Diário Zona Norte.

O pequeno abalo foi registrado pelo Departamento de Sismologia da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) e atingiu as cidades de Alcântaras, Meruoca e ainda Jordão, distrito de Sobral. De acordo com o perito do laboratório, professor Joaquim Ferreira, tremores desta magnitude não causam problemas. “As pessoas só escutam o estrondo. Não acontece nada com as pessoas nem com as casas”, diz.

A Região de Sobral já é propícia a abalos. O professor Joaquim lembra que em 2008 já houve um tremor de magnitude de mais de 4 graus. O caso está sendo investigado pela estação de Morrinhos, já que a de Sobral está desatividade.

De acordo com o chefe da Defesa Civil da região de Sobral, subtenente M. Costa, o epicentro foi registrado na Serra de Meruoca que divide as três localidades atingidas pelo tremor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores