quarta-feira, 7 de março de 2012

COMUNIDADE DO SÍTIO SÃO BERNARDO DENUNCIA CRIME ECOLÓGICO EM ALCANTARAS

Lixão Municipal provoca danos ambientais na comunidade de São Bernardo

O Lixão do Município de Alcântaras, localizado no Sítio Doutor, estar provocando, segundo a comunidade de São Bernardo, Poluição nas águas daquela localidade, que apesar de ser escassa vem sofrendo ao longo do tempo a poluição da reserva de lixo de Alcântaras. As informações foram dadas pelos membros da Associação local, a ASBERD.

Há muito tempo o município de Alcântaras utiliza um terreno no Sítio Doutor para armazenar todo o lixo da cidade, mas sem planejamento nenhum e muito menos cuidados legais com o meio ecológico. Mas atualmente os moradores do Sítio São Bernardo estão se deparando com a poluição das águas. "Há até um cacimbão que a água estar parecendo um óleo nojento", diz Anastácio Sales, morador da comunidade.

A ASBERD em Assembleia Geral decidiu informar ao Poder Público municipal esses fatos descritos acima, com a esperança de alguma ação  vinda do pessoal da Administração atual.

Para o PORTAL JOVEM isso se caracteriza como Crime Ambiental de responsabilidade do Poder Público Municipal, que durante muito tempo os Administradores Públicos nada fazem, nenhum se preocupou em resolver esse grave problema social. Negligência, é o que adjetiva as omissões do Poder público durante a história de Alcântaras, cabe, então, uma Ação Civil Pública, exigindo dos Administradores um melhor destino do lixo alcantarense.

O Ordenamento Jurídico brasileiro garante a todos que o Poder público deve defender e preservar o meio ambiente para o povo presente e futuras gerações, o povo nesse quesito tem que estar realmente em primeiro lugar. o art. 225 da Constituição federal em seu §1º, inciso I diz que o Poder público incube assegurar com efetividade a preservação e restauração das processos ecológicos essenciais, promovendo o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.

Não é de hoje que esse Lixão de Alcântaras vem causando grandes problemas para o município. O certo seria dar uma destinação correta para o Lixo, a Administração Pública, portanto, deve se preocupar e agir rápido para resolver de uma vez por todas esse problema.

Saibam que a destinação do Lixo tem haver com a Saúde Pública, tema na Campanha da Fraternidade de 2012. Logo a população já tem um motivo a mais para cobrar do Poder Público tal resolução. As águas do São Bernardo estão poluídas, portanto, a saúde daquele povo estar comprometida, vamos agir! Saúde Pública eficaz JÁ!

Postagem  Douglas Alcântara (Portal Jovem)

Existe o projeto estadual dos Consórcios Regionais de Aterros Sanitários, que não sei qual o atual andamento (PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS). Certo mesmo é que se tratando de meio ambiente, o negócio parece ser mais burocrático ainda. Não há tanta prioridade/urgência como se deveria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores