sábado, 1 de setembro de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO EM ALCÂNTARAS


Lixão de Alcântaras- Sitio Doutor
Alunos do colégio Inocência Alcântara realizam pesquisa sobre gerenciamento do lixo de Alcântaras.

A Escola Municipal Inocência Alcântara Freire, esteve realizando através das turmas de 7º ano uma pesquisa sobre  o gerenciamento de resíduos sólidos em Alcântaras -Ceará. Os alunos que realizam a atividade para a apresentação de um seminário na disciplina de língua portuguesa ministrada pela professora Zenaide, há duas semanas realizam a coleta de dados, fotografias além de uma pequena pesquisa sobre os serviços de varrição, coleta, separação, tratamento e deposição final do lixo produzido na cidade

Para isso alunos de duas turmas da referida escola compareceram a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Alcântaras para melhor se inteirarem sobre este processo. As visitas que ocorreram nos dias 28 e 31 de agosto respectivamente buscaram identificar o número de funcionários que trabalham diretamente no serviço de limpeza publica, carga horária diária destes servidores, a rota de coleta, projetos voltados para a gestão de resíduos sólidos além de outras informações.

Os estudantes também estiveram visitando durante a tarde do dia 28 e manhã do dia 29 o lixão do município localizado no Sitio Doutor, distante a 5km da sede. Neste momento  foram respondidas novos questionamentos a respeito da condição de deposição final, risco para a saúde publica, proliferação de pragas e contaminação do meio ambiente além das alternativas para o fechamento do lixão a ser adotadas por Alcântaras até o ano de 2014 (data limite para as mais de 5mil cidades brasileiras estarem cadastradas à aterros sanitários municipais ou regionais).

Esta ação desenvolvida pela escola constitui uma de três atividades voltadas ao conhecimento e preocupação dos alunos dos sétimos anos nas áreas de saneamento básico, gestão de resíduos sólidos e abastecimento de água do município que estão sendo trabalhados como conteúdo programático da disciplina de português na referida escola. Segundo a professora responsável pelas turmas, o envolvimento dos alunos na tarefa foi bastante visível e dinâmico, visto que as aulas partiram da teoria para a pratica possibilitando uma maior compreensão dos temas abordados. O Seminário que ocorrerá como forma avaliativa das atividades praticadas discorrerá sobre os temas pesquisados através de apresentação por equipes.

A iniciativa da Escola Inocência representa uma pequena parcela do atual modelo de ensino publico brasileiro, onde pouquíssimas são as vezes que os estudantes tem a oportunidade de aprender fora da sala de aula e literalmente de maneira pratica. A ação além de motivadora, é um incentivo ao conhecimento da realidade ambiental do município, visto que tais assuntos dificilmente constituem o conteúdo programático das várias disciplinas escolares que na maioria das vezes estão voltadas a aprendizagem puramente teórica, não permitindo assim o conhecimento multidisciplinar de questões consideradas de grande importância para  ensino aprendizagem e a formação cidadã de nossas crianças.

01 de setembro de 2012
Assessoria de Comunicação da ECOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores