sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PESQUISA DO IBOPE: ROBERTO CLÁUDIO ESTÁ LIDERANDO SEGUIDO DE ELMANO DE FREITAS

Moroni Torgan após liderar nas quatro primeiras pesquisas, agora figura como o terceiro colocado.

A última pesquisa do Ibope, contratada pela Televisão Verdes mares, liberada ontem, coloca o candidato Roberto Cláudio (PSB), liderando a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, com 4 pontos percentuais à frente do candidato Elmano de Freitas (PT), em segundo lugar. O candidato Moroni Torgan que a penúltima pesquisa, publicada no Diário do Nordeste no último dia 13, está agora em terceiro lugar.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 deste mês, ouviu um total de 805 eleitores, maiores de 16 anos com a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um grau de confiança de 95%, estando devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral.

Segundo o relatório do Ibope, o gráfico com os percentuais de intenção de votos de todos os candidatos inclui as cinco pesquisas realizadas para o Sistema Verdes Mares, três delas para a Televisão Verdes e as outras duas para o Diário do Nordeste, permitindo a comparação dos resultados ao longo do período eleitoral. 

Números

Roberto Cláudio, que na primeira medição tinha 8% das intenções de voto e foi a 18% na última pesquisa, cresce 7 pontos percentuais e tem hoje 25% das citações, aparecendo pela primeira vez numericamente à frente dos demais candidatos. Empatado tecnicamente com o candidato do PSB, e com o mesmo comportamento nas preferências do eleitorado, aparece Elmano de Freitas, que ao longo das medições ganhou 17 pontos percentuais e tem agora 21% das menções, adquirindo 2 pontos percentuais em comparação à pesquisa imediatamente anterior a esta. 

Já o candidato Moroni Torgan (DEM), que no fim de julho liderava com boa vantagem a disputa, vem sofrendo sucessivas quedas ao longo das medições e aparece hoje com 19% das intenções de voto, um decréscimo de 4 pontos percentuais em comparação à última pesquisa.

Heitor Férrer (PDT), tem hoje 11% e vem oscilando dentro da margem de erro em todas as pesquisas realizadas. Renato Roseno (PSOL) aparece com 7% contra 6% de Inácio Arruda (PCdoB) e 3% de Marcos Cals (PSDB). Gonzaga (PSTU) e Professor Valdeci (PRTB) não atingem 1% das menções e André Ramos (PPL), embora constasse da relação de candidatos apresentada aos entrevistados, não é citado. 

Espontânea

Depois da pesquisa estimulada, quando os entrevistadores apresentam a relação dos candidatos ao eleitor, o Ibope manda fazer a pergunta espontânea, sem apresentação de disco com os nomes dos concorrentes. Roberto Cláudio é mencionado por 20% dos eleitores, um aumento de 7 pontos percentuais em comparação à última pesquisa. Elmano e Moroni oscilam dentro da margem de erro em relação à medição anterior - o petista oscila positivamente e tem 17% das menções hoje, ante 16% para o democrata, que oscila negativamente.

Heitor Férrer é citado hoje por 9% dos entrevistados, enquanto Renato Roseno é mencionado por 5% e Inácio Arruda por 4%. Marcos Cals tem 1%, enquanto o Professor Valdeci não atinge 1% das citações. Nessa situação, Gonzaga e André Ramos não são mencionados pelos entrevistados.

Rejeição

Em comparação à última rodada a rejeição dos candidatos vêm se mantendo estável, com variações dentro da margem de erro. O mais citado é Moroni, com 36% de eleitores que dizem não votar no candidato de jeito nenhum. Num outro patamar e com índices próximos aparecem Elmano de Freitas, Inácio Arruda e Gonzaga, com 23%, 21% e 20%, respectivamente.

André Ramos é preterido por 18% dos respondentes, Roberto Cláudio por 16% e Professor Valdeci por 15%. Outros 12% dizem que não votariam em Renato Roseno e 9% mencionam Heitor Férrer. Aqueles que afirmam que poderiam votar em todos os candidatos somam 9%, enquanto 4% não sabem ou optam por não responder. Nessa pergunta havia a opção de indicar mais de um candidato.

Expectativa de vitória

Considerando somente os votos válidos, ou seja, excluindo eleitores indecisos e menções a votos branco/nulo, Roberto Cláudio tem 27% das menções contra 22% para Elmano e 21% das citações para Moroni. Mais abaixo, Heitor Férrer tem 12%, Renato Roseno tem 8%, enquanto Inácio Arruda fica com 6% das citações válidas. Os outros candidatos atingem no máximo 3% dos votos válidos. 

Independente do voto que tenham declarado, 31% dos eleitores de Fortaleza acreditam que Roberto Cláudio vencerá a disputa. Outros 28% dizem que o próximo prefeito será Elmano de Freitas, contra 20% de eleitores que acreditam na vitória de Moroni. Outros candidatos atingem, no máximo 3% das menções neta pergunta, enquanto 16% dizem não saber quem vencerá o pleito.

Especificações

A pesquisa teve como objetivo levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. O modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em dois estágios. No primeiro deles são selecionados os conglomerados: setores censitários com probabilidade proporcional ao tamanho sistemático. A medida do tamanho é a população de 16 anos ou mais residentes nos setores. No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas variáveis.

As entrevistas são pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratada pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20%.

Fonte: Diário do Nordeste Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores