domingo, 20 de janeiro de 2013

POR QUE ATÉ O PAPA TEM MEDO DO PADRE CÍCERO?


O cardeal Joseph Ratzinger conduziu durante dez anos o processo para beatificação e posterior canonização do padre cearense Cícero Romão Batista.

Não há, no Vaticano, quem conheça melhor a vida e os “milagres” do padre Cícero; o cardeal Ratzinger é o maior especialista sobre o padre Cícero, dentro da Igreja Católica.

O cardeal Joseph Ratzinger virou o papa Bento 16 e esperava-se que ele desse sequência ao processo que conduziu na condição de cardeal, mas qual o quê?!

O processo empacou no Vaticano.

Para entender a peleja do Vaticano com o padre Cícero cabe lembrar que a Santa Sé temia que a liderança religiosa do padre cearense levasse à criação de uma Igreja Católica, Apostólica e Brasileira.

Sim, porque a que está aí é Romana.

Na década de 1930, o Vaticano designou o reitor do Convento de Brindsi, o frei Pio Giannotti, para liderar a “Santa Missão” destinada a fortalecer o poder da Santa Sé na região mística do sertão nordestino.

Nessa região, especialmente na região das “sete cidades” do sertão do Cariri, expandiu-se o fanatismo religioso que, ao contrário do que muitos pensam, não começou com o padre Cícero – antes dele, prevaleceu a pregação do “padre Ibiapina”, uma espécie de precursor do padre Cícero.

Ibiapina era um advogado em Recife que, por desilusão amorosa, renunciou a toga e vestiu uma batina. Começou a pregar e a criar as chamadas “Casas de Caridade”, o que assustou os padres franceses que administravam o Convento de Fortaleza.

Pressionado pelo Vaticano, o “padre Ibiapina” capitulou. Mas, quando o Vaticano pensava que tinha resolvido o problema, deu-se o “milagre” da beata Maria da Luz – que fez surgir o padre Cícero como novo líder espiritual na região do Cariri.

Em 1931, o ex-reitor do Convento de Brindsi, Pio Giannotti, desembarcou no Brasil e mudou de nome. Passou a se chamar “frei Damião de Bozzano”.

Soldado combatente na I Guerra Mundial, nada revelava na figura baixinha do frei Damião esse passado de guerreiro. E, no Brasil, ele se desincumbiu com sucesso da tarefa dada pelo Vaticano e, se não conseguiu eliminar totalmente o prestígio do padre Cícero, pelo menos conseguiu dividi-lo.

E, por ironia, há quem o compare à reencarnação do padre Cícero – o que o frei Damião rechaçava com mau-humor, sob a alegação de que o padre Cícero desobedeceu ao papa.

Mas, gente, passado tantos anos e diante dessa oportunidade de ser o papa atual o responsável pelo processo de canonização do padre Cícero, não é estranho que a Igreja Católica Romana ainda tema o prestígio do padre cearense?

Quem sabe esse temor se deve ao fato de o padre Cícero ser o único líder religioso no mundo que não foi peregrino?!

O padre Cícero nunca saiu do Joazeiro. As pessoas é que vão lá, ainda hoje, para reverenciá-lo.

Por Roberto Vilanova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores