terça-feira, 21 de maio de 2013

APESAR DA POLÊMICA, AS CISTERNAS DE POLIETILENO NÃO PARAM DE CHEGAR EM ALCÂNTARAS

Embora não parem de receber críticas, as novas cisternas de polietileno não param de chegar e prometem tomar de conta de toda região de Alcântaras. Mais de mil unidades devem ser entregues no município, o que deixará sem espaços outros programas, talvez isso a polêmica; o que pode ser também jogo de interesses de ambos os modelos adotados para captação de água.

Bem mais pratica do que as cisternas tradicionais, as novas cisternas tem sido alvo constantes de críticas desde que surgiram como uma nova forma de armazenamento de água. O problema no entanto é que, elas atingem em cheio outros projetos desenvolvidos por entidades e associações. Em Alcântaras, por exemplo também vem sendo desenvolvido há anos o Programa "1 milhão de Cisternas" também patrocinado pelo Governo Federal , via ONG' e em parceria com outras entidades locais; esse no entanto não é um programa tão perfeito, pois ao invés de cinco dias para sua instalação, as vezes podem se transformar em transtornos, devido a sua burocracia e quando mau gerenciados.
Foto: Arquivo, sítio Flores, onde as tradicional cisterna é um exemplo bem sucedido

Nos sítios livramento e Caboclos, na região do povoado de Carmolândia, existem cisternas que não seguram nem "VENTO" e muitas delas até hoje são usadas para armazenar forragem (folhas de milho), há relatos de que na época a Associação local preferiu as cisternas que nada servem ao invés de implantar um sistema de abastecimento de água. 
Ainda sobre as mesmas, há relatos de cisternas que; de não servir para acumular água, foi adaptada e usada como moradia. É importante esclarecer que esse exemplo mau sucedidos não fazem parte das cisternas implantadas com o apoio da "Articulação no Semi-árido - ASA, que desenvolve o programa com sucesso em algumas localidades de Alcântaras, mas elas também não estão livres de problemas.
Caminhões passando pelo centro da cidade de Alcântaras, a previsão é de que 1107 unidades sejam distribuídas no município, o que teria causado reação contrária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântaras.

Nos links abaixo, veja algumas publicações sobre a construção de cisternas em Alcântaras




Veja também, matéria de hoje 21 de maio de 2013 no Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores