quinta-feira, 23 de maio de 2013

APENAS SEIS MUNICÍPIOS CEARENSES NÃO ESTÃO EM 'ESTADO DE EMERGÊNCIA' DEVIDO À SECA E ESTIAGEM

Ações de combate à seca estão sendo feitas, como o abastecimento por carros-pipa, instalação de poços e distribuição do 'Bolsa Estiagem'. Além de Fortaleza e região metropolina, apenas Guaramiranga não sofre com a falta de chuvas. Foto: Waleska Santiago

O governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, decretou, nesta quarta-feira (22), que 175 dos 184 municípios cearenses estão em estado de emergência devido à seca. Além deles, outros 3 já estavam devido à estiagem. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado.

Fortaleza, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Pacatuba e Guaramiranga são os únicos municípios do Estado que não sofrem com a falta de chuvas. O decreto do governador ainda espera reconhecimento do Governo Federal. As cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte e Uruburetama estão em situações de emergência desde o fim de 2012.

Segundo a nota, o estado de calamidade pública foi decretado considerando a irregularidade das chuvas no território do Ceará, além do "registro de elevadas temperaturas que vêm comprometendo o armazenamento de água, causando sérios problemas no abastecimento para o consumo humano e animal, ocasionando perdas das pastagens e lavouras, contribuindo para intensificar as dificuldades econômicas e comprometendo o padrão de qualidade de vida da população".

Desse modo, está autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a articulação e coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará nas ações de resposta ao desastre e reabilitação dos cenários afetados.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores