terça-feira, 25 de junho de 2013

A ARTE DE FAZER CHAPÉU EM ALCÂNTARAS, ESTÁ VOLTANDO, E CHIQUE!

Durante muitos anos, bem antes do Bolsa Família, o chapéu de palha, foi para a maioria das famílias de Alcântaras uma das únicas fontes de renda para o seus sustento. Com o passar dos tempos as famílias foram buscando outras alternativas, e o velho chapéu de palha quase não se via aqui na sede do município, a não ser pelo Bairro Bela Vista, em uma Associação do Artesanato que ainda resiste ao tempo.

O Chapéu de Palha está voltando aqui no Centro da Cidade, e o interessante, é que o objetivo , não é o retorno financeiro, que por sinal ainda continua pequeno. Ele está voltando bem mais chique que antes; jovens e senhoras aposentadas que querem tirar o stress ou simplesmente combater a ociosidade acompanhadas das amigas no bate papo saudável do dia-a-dia, ou por familiares que se reúnem no começo da noite para um cafezinho, o certo é; que ninguém resiste umas trançadas, simplesmente para matar a saudade, sem compromisso sério, digo isto, por que antes das tarefas do chapéu era compromisso sério, e ninguém poderia ir para a cama, ou melhor para a rede, sem antes cumprir sua tarefa diária; que era fazer de três ou até dez chapéus, isso dependia da agilidade de cada uma.

Saiba que você é bem vindo velho amigo e companheiro!
Você que foi durante muito tempo o melhor amigo das moças faceiras e presenciou muitas serenatas nas noitadas de fazer chapéu, das mãos aflitas com medo da falta do "de comer" e das meninas que perderam muito de sua infância sentadas no chão trançando palhas e tecendo sonhos.  

Por Edilene Alcântara
(Pedagoga, Artesã e Especialista em Gestão)

Um comentário:

  1. Deve haver mais incentivo para aprimorar e agregar valores a esse tipo de artesanato que existe em alcântaras e estimular o fortalecimento de outras.

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores