quinta-feira, 6 de junho de 2013

PRONUNCIAMENTO DO PADRE ZÉ REGISTRANDO A I CONVENÇÃO DA JUVENTUDE PROGRESSISTA EM SOBRAL

Pronunciamento proferido pelo Excelentíssimo Senhor Deputado José Linhares, na Sessão Ordinária do dia 05 de junho de 2013, no Plenário da Câmara dos Deputados.

O Sr. JOSÉ LINHARES (PP–CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, quero, nesta oportunidade, fazer o registro da realização da I Convenção da Juventude Progressista da minha cidade de Sobral, no último dia 25 de maio, onde fiz a apresentação do Histórico do Partido Progressista (PP), ao qual tenho a honra de pertencer.

Terceira maior agremiação eleitoral do País, possui mais de um milhão e quatrocentos mil filiados, número que o coloca em terceiro lugar nesse quesito, atrás apenas do PMDB e do PT.

O Partido Progressista detém 41 Deputados Federais, 49 Deputados Estaduais, 1 Deputado Distrital e 4.927 Vereadores. No Poder Executivo, conta com 1 Vice-Governador e 466 Prefeitos.

As origens do PP remontam ao início da redemocratização brasileira, quando, frustrado o restabelecimento das eleições diretas para sucessão presidencial, o Partido Democrático Social (PDS) não resistiu à disputa interna pela candidatura e dividiu-se em dois grupos.

 Em consequência disso, o PDS, de partido do Governo passa à oposição, posto em que se viu eclipsado pelas mudanças no cenário político nacional de então. Apenas depois do impeachment de Collor de Mello, o Partido toma fôlego e, em abril de 1993, mediante fusão com o Partido Democrata Cristão (PDC), dá origem ao Partido Progressista Reformador (PPR).

Dois anos depois, o PPR via-se diante de nova fusão, agora com a legenda denominada Partido Progressista – esta criada em 1993, também como resultado da união de outras forças partidárias. Em 1995, nascia então o Partido Progressista Brasileiro (PPB), principalmente comprometido com o Governo Fernando Henrique Cardoso e a estabilização econômica buscada pelo Plano Real.

Depois do Governo FHC, a Convenção Nacional do PPB, atenta às transformações políticas internacionais, decidiu retirar o “B” da sigla, finalmente rebatizando a agremiação como Partido Progressista (PP), isso em 4 de abril de 2003.

Senhoras e Senhores Deputados, já somam, portanto, dez anos desde a mudança na nomenclatura de meu Partido, tempo mais que suficiente para sua adequação aos novos tempos, bem como para a modernização de seus quadros e objetivos.

Pouco antes disso, na verdade, o Partido marcava lugar no cenário político nacional ao integrar, em 2002, a base de apoio, no Congresso Nacional, ao então eleito Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), menos de doze milhões do total de eleitores brasileiros são filiados a partidos políticos. E, nesse restrito universo, mais de um milhão e quatrocentos mil cidadãos e cidadãs fazem parte do rol do PP, que, assim, desfruta a segunda colocação nacional em número de filiações.

Isso é resultado, Senhor Presidente, da pujança e da dedicação do Partido Progressista a programa partidário baseado em princípios democráticos, liberdade de culto religioso e inviolabilidade da privacidade, liberdade de imprensa, proteção do meio ambiente, defesa da Federação e da harmonia entre os Poderes, eliminação das desigualdades sociais e economia social de mercado, tudo em prol de uma sociedade plenamente solidária, pluralista, justa e participativa.

Gostaria, neste último momento, de parabenizar a organização do evento nas pessoas do Presidente do PP de Sobral, Dr. Vicente Carvalho, dos Vereadores progressistas Adauto Arruda, Chico Jóia, Estevão Ponte, Rogério Arruda e Zezão e de todos os jovens que abrilhantaram esta convenção. Tenham certeza que esta iniciativa oxigenará o nosso PP e desta semente brotarão novos correligionários conscientes e responsáveis com a democracia do nosso país.
Muito obrigado.

E-mail José Lúcio Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores