quarta-feira, 3 de julho de 2013

SOMENTE 30% DOS MUNICÍPIOS CEARENSES POSSUEM TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS, APONTA PESQUISA DO 'IBGE'

Levantamento aponta que, dos 184 municípios do Estado, apenas 56 contam com transporte coletivo intramunicipal.

Somente 30% dos municípios cearenses possuem transporte coletivo por ônibus urbanos. O dado alarmante é mostrado pela pesquisa Munic, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que analisa as condições estruturais das cidades brasileiras.

Em todo o Nordeste, segundo o IBGE, o percentual de localidades que dispõem de ônibus é ainda menor: 22%. Em Pernambuco, que tem somente uma cidade a mais que o Ceará, 64 municípios contam com transporte coletivo. Já na Bahia, estado composto por 412 cidades, 122 delas têm acesso a esse tipo de serviço público.

Quando se leva em conta o transporte intermunicipal, 168 municípios cearenses são abrangidos. Desse total, em 67 locais, os ônibus intermunicipais também realizam deslocamento entre bairros e distritos de uma mesma cidade, o que mitiga a carência de um transporte interno.

Além de ônibus, a pesquisa do IBGE também verificou formas de transporte alternativo no Ceará. O transporte por barco, por exemplo, só é utilizado em 23 municípios. O metrô aparece em apenas 5 cidades, conforme o estudo. Já o mototáxi está presente em praticamente todos municípios do Estado (182), e o táxi, em 142. Por fim, 8 localidades cearenses possuem trem e outras 177 usufruem de vans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores