sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ALCÂNTARAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE

(Texto: Douglas Alcântara Portal Jovem)


ESTAÇÃO JUVENTUDE DO GOVERNO FEDERAL 

O município de Alcântaras não possui Políticas Públicas de Juventude - PPJ, e por isso, a Juventude se encontra em uma situação de total descaso. Uma pena, pois o Governo Federal até que oferece alguns investimentos na classe jovem, o Poder Público Municipal é que tem que correr atrás. Um desses investimentos é a chamada ESTAÇÃO JUVENTUDE.

O Programa Estação Juventude tem a finalidade de promover a inclusão e emancipação dos jovens, com a ampliação do acesso às políticas públicas por meio destes equipamentos públicos. O Estação Juventude oferecerá informações sobre programas e ações para os jovens, além de orientação, encaminhamento e apoio para que eles próprios tenham condição de construir as suas trajetórias e buscar as melhores formas para a sua formação.

Os espaços do programa Estação Juventude contarão com gestores capacitados para fornecer informações e desenvolver atividades que facilitem o acesso dos jovens a serviços e políticas públicas que atendam às suas necessidades.

O objetivo principal do programa Estação Juventude é instaurar espaços públicos de atendimento à juventude visando:

- Ampliar o acesso de jovens de 15 a 29 anos – sobretudo aqueles que vivem em áreas vulnerabilizadas – a políticas, programas e ações que assegurem seus direitos de cidadania e ampliem a sua capacidade de inclusão e participação social;
- Oferecer tecnologia social para o desenvolvimento de Políticas para Juventude - PPJs permanentes e locais para e com a juventude, por meio de ações que instauram conexões sociais e geram novos serviços;
- Criar redes para emancipação da juventude, em especial para os jovens de territórios com dificuldades de garantia de acesso aos direitos.

Os estados e municípios que tenham interesse em aderir ao Programa Estação Juventude deverão enviar suas propostas e respectivos planos de trabalho, por meio do SICONV, até o dia 13 de setembro de 2013, impreterivelmente. O Programa está inscrito no SICONV sob o número 2010120130002. Serão selecionados projetos para o ano de 2013 e 2014 para municípios no valor máximo de financiamento pela SNJ, para cada projeto, de R$ 258.000,00 (duzentos e cinqüenta e oito mil reais), para estados o valor máximo de financiamento pela SNJ será de R$ 633.000,00 (seiscentos e trinta e três mil reais).

Não custa nada sonhar, né? Que tal, senhor Prefeito? Faria um bem danado aos nossos jovens!
Alcântaras precisa de Políticas Públicas de Juventude já!! Ou teremos um futuro sombrio! O que a Juventude está fazendo hoje?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores