quarta-feira, 7 de agosto de 2013

UMA POUCO SOBRE A VIDA PÚBLICA DE JOSÉ GOMES DO NASCIMENTO (ZÉ MANDUCA) QUE FOI VELADO COM JUSTAS HOMENAGENS DOS ALCANTARENSES

A história política de Alcântaras mudou desde que Zé Manduca, o "Coca-cola" das eleições de 21 anos atrás se arriscou como candidato a Prefeito de município serrano. 

José Gomes do Nascimento, filho de pais humildes  nasceu no sítio Quandú zona rural do município de Alcântaras, de comboieiro passou a Presidente da Câmara Municipal de Alcântaras em 1997, antes já era comerciante de sucesso no município.

Na política foi eleito vereador em 1982, suplente de vereador em 1988, mas curiosamente, justamente um de seus maiores feitos na política ocorreu em 1992, onde ele não foi eleito mas deu uma recado da população que a política de Alcântaras não era mais a mesma e que poderia ser ovacionada por um sentimento de mudança onde, perdeu a eleição para Prefeito tendo como vice o seu genro José Ximenes (Mendes), mas causou um susto a líderes políticos que dominavam o município desde a emancipação política.

 Ainda como candidato realizou uma passeata e um enorme comício no Centro da cidade que para um político de oposição na época foi um grande feito, foi nesta campanha também, que foi apelidado de "Coca Cola", inaugurando os apelidos nas disputas políticas de Alcântaras. Poucos anos depois se tornou amigo do outro Zé (José Ramos) que o venceu naquela eleição.

Em 1996 eleito novamente vereador, juntamente com seu irmão Raimundo Manduca eleito vice-prefeito, eram as maiores referencias da oposição e foram os maiores puxadores de voto sendo responsável pela condução de Joaquim Ximenes Carvalho (Quinta Tibúrcio) a Prefeitura de Alcântaras, na época, o chamado candidato "dos Manducas" venceu com uma maioria considerada grande pondo em fim uma oligarquia de 40 anos. Partiu dele em 1996 a expressão 'Manduquetes', as meninas sinônimo de animadoras de comícios que depois se popularizou com outros nomes em campanhas políticas também em outros municípios.

Primeiro Presidente do Legislativo e ser oposição e a fiscalizar o executivo.

Eleito Presidente da Câmara em 1997, foi reeleito e ficou até 2000, mas já na condição de oposição onde na eleição municipal de 2000 tentou desfazer e tirar do poder aquele que ajudou a eleger quatro anos antes. Zé e Raimundo Manduca não conseguiram emendar a "cabaça quebrada" em 1996 expressão usada na política do rompimento dos 40 anos, pois, Manoel Batista da Cunha, foi o candidato apoiado pelos Manducas na eleição de 2000, onde perdeu por uma diferença de apenas 32 votos, naquela que foi a primeira disputa de reeleição no país, e em uma das disputas mais acirradas na história política de Alcântaras. 

Em 2004, José Manduca viu ser irmão Raimundo Manduca vencer "de fato e de direito", os dois grupos políticos que apoiara nas duas últimas eleições em 1996 e 2000 e se uniram para garantir a permanência no poder.


Quem conheceu e se esqueceu do "Aza Branca" na década de oitenta?

A história de Zé Manduca não se resume em somente fatos históricos e políticos, comerciante conhecido por comprar e vender iguarias e produção agrícola como o milho, feijão, castanha de caju, mamona e algodão, rapadura, peixes, farinhas, couros de animais, palhas de carnaúbas e chapéus, cachaças, e até o litro vazio, entre outros... Ficou conhecido com seu irmão Raimundo em trazer as Bandas de Música com dinheiro do seu próprio bolso para animar a Festa da Padroeira de Alcântaras, que vinha das cidades de Coreaú ou Massapê.

Foi dono criador do AZA BRANCA, um espaço popular de Festas construído na principal rua do Bairro Bela Vista. Onde, no final da década de oitenta e início da década de noventa as Festas no Aza Branca disputava as noites com o então tradicional Clube da sociedade de Alcântaras, o Kátia Clube.

Por isso, e por outras, que José Gomes do Nascimento já afastado da vida pública há alguns anos, foi velado e muito homenageado pela população na Câmara Municipal de Alcântaras na tarde de segunda-feira 06 de agosta de 2013.

OBS: não temos sua idade, se algum quiser colaborar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores