quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CEARÁ TEM PRIMEIRAS CHUVAS LIGADAS À QUADRA INVERNOSA

Chove em 59 municípios (Foto: Silvania Claudino)
A Funceme registrou, até às 10h desta quinta-feira (30) chuva em 59 municípios do Estado.

A chuva desta quinta-feira (30) pode ser um sinal de antecipação e melhoria da estação chuvosa no Estado, afirmou a metereologista da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), Deise Morais. A precipitação foi o reflexo de uma oscilação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical, responsável pela quadra invernosa, que terá início no próximo sábado (1º) .

A meteorologista Funceme, Cláudia Rickes, adianta que há previsão de chuvas isoladas ao longo desta quinta-feira (30) e também para sexta-feira (31), em todas as regiões do Estado. “Aqui na faixa litorânea, teremos predomínio de céu parcialmente nublado, com algumas ocorrências de chuva. No Sertão Central, os modelos apontam precipitações com intensidade pouco maior”, disse Rickes.

Chuvas no Estado

A maior precipitação, de 104.5 mm, foi registrada na cidade de São Gonçalo do Amarante, distante 60 km da Capital. Fortaleza registrou apenas 5 mm de precipitação.

Choveu bastante também nos municípios de Pentecoste, Granja e Jaguaretama, que registraram 57 mm, 46 mm e 38.4 mm, respectivamente.

Durante o mês

O posto de município com maior precipitação no mês de janeiro ficou com a cidade de Acopiara, que somou 205 mm de chuva até 00:01 desta quinta-feira (30). As chuvas também foram abundantes em São Benedito, Itapipoca e Pacuja, que registraram 173 mm, 170 mm e 169 mm, respectivamente.

Abaixo da média

Apesar dos registros de chuva, a Funceme ratifica o prognóstico divulgado no último dia 21, com maior probabilidade de precipitações abaixo da média nos meses de fevereiro, março e abril.

“Com essa previsão climática, não estamos dizendo que não choverá. Haverá, sim, algumas precipitações em todas as regiões do Ceará, mas o acumulado das chuvas nos três meses deve ser menor que a média histórica”, explica Cláudia Rickes.

Diário do Nordeste Online (Atualizada às 13h) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores