terça-feira, 28 de janeiro de 2014

MUNICÍPIOS COBRAM CRIAÇÃO DE PLANO A MÉDIO E LONGO PRAZO CONTRA A SECA


Em reunião do Comitê Integrado de Combate à Estiagem, Governo do Estado sinalizou mais uma vez para ampliação das ações emergenciais contra a seca. Municípios cobram um plano a médio e longo prazos

Diante da probabilidade de 40% de chuvas abaixo da média no Ceará nos primeiros meses de 2014, o Governo do Estado está realizando levantamento da situação de cada município. Os dados e planos devem ser apresentados ao governador Cid Gomes e discutidos por ele com o Governo Federal. 

Apesar do trabalho conjunto para delinear a situação cearense, as ações não devem mudar, mas ser ampliadas. Carros-pipa, poços e adutoras de montagem rápida devem continuar a ser as estratégias principais.

“Como já estamos com dois anos de seca, essas ações já estão em andamento. Nós, evidentemente, vamos nos preparar para a necessidade de ampliar essas ações. Não tem faltado recurso”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, durante reunião do Comitê Integrado de Combate à Estiagem.

Representantes dos municípios de Canindé, Crateús, Morrinhos, Cascavel, Massapê, Jaguaretama, Hidrolândia, Ipaporanga e Caridade estiveram presentes na reunião para expor as dificuldades vivenciadas em cada local. O discurso coletivo era de ansiedade pela situação crítica de todos os municípios e o prognóstico nada animador para 2014, assim como pela necessidade da construção de um plano a médio e longo prazos.

122 açudes estavam com volume inferior a 30% na semana passada. Na foto (Fábio Lima), o açude Penedo, em Maranguape.

Leia a matéria completa no Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores