segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

(PLUVIOMETRIA NO CEARÁ) CRATEÚS TEM MAIOR CHUVA NO DOMINGO

Crateús. O mês de fevereiro começou com poucas chuvas no Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) choveu em apenas 12 municípios (dados consolidados até as 14h de ontem). A maior chuva foi registrada neste município, com 21,2mm, que caiu ao amanhecer do domingo.

A tendência, segundo o órgão, é diminuir ainda mais as precipitações pluviométricas, que deverão voltar a ocorrer a partir da segunda quinzena de fevereiro, quando normalmente a quadra invernosa fica mais evidente no Estado.

"O ramo da Zona de Convergência se afastou e, por conta desse fenômeno, houve instabilidade e diminuiu as chuvas. Com o afastamento, a tendência é diminuir as precipitações", explica a meteorologista Cláudia Rickes, da Funceme.

Para hoje, a previsão é de que o céu permaneça nublado na maior parte do Estado, com possibilidade de chuvas isoladas e de pouca intensidade na região sul, na faixa litorânea e serra da Ibiapaba. Para amanhã, a Funceme informa que segue a mesma tendência de hoje.

O órgão informa ainda que para os próximos cinco dias não deverá ocorrer chuvas no Estado. Pelo menos de forma significativa. Podem ocorrer precipitações isoladas. "Não há previsão de chuvas generalizadas para o Ceará nos próximos cinco dias. A tendência é de que a Zona de Convergência em condições favoráveis oscile para o Estado na segunda quinzena de fevereiro, trazendo as chuvas da quadra invernosa deste ano", aponta a meteorologista.

No acumulado de janeiro, o maior volume pluviométrico foi registrado em Acopiara, com 205mm, seguida de Itapipoca, com 185,6mm. Completam a lista os municípios de São Benedito, com 180mm; Pacujá, que registrou 169mm; São Gonçalo do Amarante com 165,3mm; em Ibiapina o órgão registrou 160mm; em Viçosa do Ceará 155mm; Frecheirinha com 127mm; em Palmácia 123.4mm e em Barroquinha 122.4mm.

As chuvas da pré-estação molharam praticamente todas as regiões do Estado no mês de janeiro. E mesmo não sendo consideradas ainda o início da quadra invernosa pela Funceme, trouxeram esperança para a população. Geraram a expectativa de um inverno regular, que propicie condições favoráveis para a lavoura.

No primeiro prognóstico do órgão, divulgado no dia 21 de janeiro, a probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará foi de 40%. Com a previsão, o órgão fez um alerta para a possibilidade de a seca ser prolongada em 2014. Com isso, há o risco de comprometer a recarga dos reservatórios. Os números causaram preocupação, mas os agricultores conservam a esperança de boas chuvas.
As cidades dos Sertões dos Inhamuns já estão sendo beneficiadas com as últimas precipitações no Interior, trazendo a esperança do inverno. (Foto Silvania Claudino)

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores