sábado, 17 de maio de 2014

INICIADAS OBRAS TÉCNICAS DE MANEJO DA TERRA EM ÁREA DEGRADADA NO CEARÁ

Funceme coordena série de intervenções no distrito do Brum, no município de Jaguaribe.

No âmbito do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas em Processo de Desertificação, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) iniciou, em 2014, as intervenções técnicas de manejo da terra no distrito do Brum, no município de Jaguaribe. As obras acontecem numa área cercada com reconhecido processo de desertificação e já começam a dar resultados satisfatórios.

Segundo Margareth Carvalho, supervisora do Núcleo de Meio Ambiente da Funceme, já foram feitos barramentos de contenção de sedimentos e terraços. “Já percebemos um acúmulo de umidade no solo e o renascimento de alguma vegetação no local”, comemora. Porém, ela diz que essas são apenas as primeiras intervenções. “Faltam ainda a escarificação e o sucamento para a aplicação da serra pilheira, que é uma técnica de transferência de material orgânico”.
Estudos
A Funceme é responsável pelo mapeamento das Áreas Susceptíveis à Desertificação no Ceará e, desde 2012, faz estudos e levantamentos socioeconômicos e físicos na região do Brum, que fica numa das três áreas identificadas pelo mapeamento. Esta é a segunda região degradada no Estado a receber as obras técnicas. A primeira foi a microbacia do Rio Cangati, no município de Canindé.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores