segunda-feira, 4 de maio de 2015

FUNCEME PREVÊ CHUVAS EM TORNO DA MÉDIA ENTRE MAIO E JULHO NO CEARÁ

Instituição ressalta que novo prognóstico aponta para a pós-estação chuvosa, período em que as precipitações começam a diminuir no Estado.

Parece uma boa notícia, mas nem tanto. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) elaborou prognóstico climático para os meses de maio, junho e julho no Ceará e a maior probabilidade apontada é para chuvas em torno da média. Entretanto, os meteorologistas da instituição ressaltam que, por se tratar do período em que as chuvas começam a diminuir no Estado, mesmo se atingirem os índices da média histórica, as chuvas não devem reverter os danos causados pela estiagem, pois se trata de um trimestre com precipitações reduzidas. 

A média somada dos próximos três meses é de 142,8 milímetros (89,9mm em maio, 37,5mm em junho e 15,4mm em julho). Esse índice é bem inferior, por exemplo, à média do trimestre fevereiro, março e abril, que é de 517,6mm. “Essa nova previsão aponta para o último mês da quadra chuvosa e para a pós-estação chuvosa. Na climatologia do Ceará, é um período de diminuição das precipitações”, explica o meteorologista Raul Fritz.
Segundo ele, em maio, a Zona de Convergência Intertropical ainda pode fazer chover no Estado e também nesse mês começarão as precipitações causadas pelos Distúrbios Ondulatórios de Leste ou Ondas de Leste, cuja atuação permanece até julho e atinge principalmente a faixa litorânea e a Região Jaguaribana. “Ainda choverá, mas mesmo se forem em torno da média, os acumulados das precipitações devem ser mais baixos nos próximos meses”.

Mais informações no site da Funceme clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores