sexta-feira, 20 de novembro de 2015

PREVISÃO DE CHUVAS PARA O CEARÁ ATÉ FEVEREIRO É PEQUENA, DIZ FUNCEME

El Niño mais intenso dos últimos 17 anos sinaliza que pode haver escassez de precipitações chuvosas. Os números que se enquadram na categoria abaixo da média histórica correspondem até 203,6mm

A previsão de chuvas para os próximos três meses no Ceará está abaixo da média. É o que diz a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que divulgou, nesta sexta-feira, 20, o prognóstico para o próximo semestre. Pode haver escassez de precipitações devido ao El Niño mais intenso desde 1997/1998.

Para os meses de dezembro de 2015, janeiro e fevereiro de 2016, a previsão aponta 69% de probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará. As chances de haver precipitações em torno da média são de 23% e para chuvas acima da média, a probabilidade é de apenas 8%.

De acordo com especialistas, o Oceano Pacífico Equatorial apresenta uma anomalia elevada de aquecimento, o que poderia trazer consequências negativas para o Nordeste do Brasil, como a escassez de precipitações. 

O meteorologista Leandro Valente explica que o trimestre em questão engloba os meses de pré-estação chuvosa - dezembro e janeiro. "Os sistemas que normalmente atuam nessa época são de menor previsibilidade, como Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, Cavados e a influência de Sistemas Frontais", esclarece.

Além do modelo atmosférico da Funceme, instituições nacionais e internacionais também apontam probabilidade de precipitações abaixo da média para o Ceará no período.

Para entender 

A categoria abaixo da média histórica para o trimestre no Estado corresponde a chuvas de 0 a 203,6 mm. Precipitações de 203,7 a 312,7 mm são consideradas em torno da média e, se chover 312,8 mm ou mais, a categoria é acima da média.

A Funceme divulga o principal prognóstico de chuvas em janeiro, pouco antes do início da quadra chuvosa no Ceará. No período, as condições termodinâmicas do Pacífico e do Atlântico são analisadas.

Fonte: Redação O POVO Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores