quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

ASSEMBLEIA CONVIDA 'SSPDS' PARA INTEGRAR COMITÊ DE PREVENÇÃO A HOMICÍDIOS DE JOVENS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) deverá integrar o Comitê de Prevenção e Redução de Homicídios na Adolescência, lançado em dezembro último pela Assembleia Legislativa. O convite foi feito na tarde desta terça-feira (12/01) pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), durante reunião com o titular da pasta, secretário Delci Teixeira.

Zezinho Albuquerque destacou a importância do trabalho que o Comitê vai desenvolver no combate à violência entre os jovens. Nos próximos dias, a SSPDS irá receber ofício com o convite formal da Assembleia Legislativa. “A Secretaria deverá participar ativamente do Comitê. Agora, o secretário Delci Teixeira deverá indicar um representante para fazer parte dos trabalhos”, afirmou o presidente da Casa.

O presidente do Comitê, deputado Ivo Gomes (Pros), explicou que o grupo tem como principal missão desenvolver pesquisa para identificar as trajetórias de vidas de jovens - com idades entre 10 a 19 anos - que foram assassinados ou praticaram homicídios no período de 2014 a setembro de 2015. Segundo ele, até dia 2 de fevereiro, quando o Comitê será instalado, os deputados e as entidades que integram o grupo estarão elaborando questionários e recrutando pesquisadores. Ao fim dos trabalhos, em julho deste ano, o Comitê deverá emitir um relatório e enviar ao Governo do Estado.

“Vamos nos reunir periodicamente e realizar audiências públicas, na Capital e Interior, sobre este tema e outros assuntos correlatos. Teremos ainda três seminários, com presença de personalidades do Brasil e exterior que possam agregar novidades a estes estudos. Queremos saber por que o adolescente resolve deixar o caminho da esperança e da paz para ingressar no caminho da marginalidade. Há algo sobre isso que ainda não foi explicado a contento”, diz o deputado Ivo Gomes.

Além do convite para ingresso no grupo de trabalho, os deputados solicitaram acesso a dados da secretaria que possam ajudar na pesquisa a ser desenvolvida. Relator do comitê, o deputado Renato Roseno (Psol) detalhou que são importantes as informações sobre em que circunstâncias ocorreram os crimes praticados pelos jovens. “São importantes detalhes como local, horário dos eventos, e ainda informações sobre a elucidação dos crimes”, destacou.

O secretário Delci Teixeira elogiou a iniciativa da AL em criar o Comitê e manifestou apoio da SSPDS em contribuir com os trabalhos. Para o secretário, o tráfico de drogas é o grande motivador de mortes entre jovens.

Participaram ainda da reunião o deputado Leonardo Pinheiro (PSD), vice-líder do Governo na AL; o representante da Unicef no Ceará, Rui Aguiar; o coordenador de políticas para a juventude do Estado, Davi Barros; e Antônio Lima, representando a Secretaria Municipal de Saúde.

Assessoria de Imprensa - AL/CE (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores