segunda-feira, 31 de março de 2025

EDUCAÇÃO: IFCE Sobral abre inscrições para o programa Partiu IF com 40 vagas para estudantes do 9º ano

Podem se inscrever alunos do 9º ano de escolas da rede pública

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou edital de seleção de alunos para o programa Partiu IF, com oferta de 40 vagas para o campus de Sobral. As inscrições estão abertas até o dia 9 de abril, por meio de formulário eletrônico (https://portal.ifce.edu.br/institucional/extensao/partiu-if/link-das-inscricoes-selecao-de-alunos/).

Podem se inscrever estudantes matriculados no 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas, pertencentes a grupos prioritários com histórico de vulnerabilidade.

O programa tem por objetivo oferecer aulas de disciplinas como Matemática, Português, Ciências da Natureza, além de uma formação suplementar, que apoia o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, preparando para o ingresso no Ensino Médio.

A duração das aulas é de 8 meses e será oferecida ajuda de custo no valor de R$ 200 mensais. A seleção se dará por meio de sorteio, que ocorrerá no dia 14 de abril, com transmissão ao vivo pelo canal “TV IFCE” no Youtube.

O resultado final será divulgado no dia 17 de abril e as matrículas dos selecionados devem ser realizadas no dia 22 de abril. O início das atividades do programa está previsto para o dia 24 abril.

 Acesse o edital e consulte todas as informações, documentação necessária, pré-requisitos para se inscrever e cronograma: https://portal.ifce.edu.br/processos-seletivos/partiu-if-selecao-de-alunos/.

Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

comunicação.sobral@ifce.edu.br

sábado, 1 de março de 2025

CACHOEIRA DOS POÇÕES; PARAÍSO ENTRE SERRA E SERTÃO PERTENCE OFICIALMENTE AO MUNICÍPIO DE COREAÚ

Um dos mais belos banhos da Serra da Meruoca, um conjunto de cachoeiras e lagos naturais, antes, acreditava-se estar situado no município de Moraújo, depois da revisão cartográfica que redefiniu os limites municipais, e assim ratificou, a Cachoeira dos Poções sempre pertencenteu oficialmente ao Município de Coreaú, pois sempre esteve dentro dos seus limites territoriais, mas passava despercebido devido a ausência de recenseamento e a necessidade de conferir, além de que, no mapa não mostrar o local exato, o que agora tornou-se algo fácil de conferir.

Georreferenciamento!

Em 2019, o Governo do Ceará e a Assembléia Legislativa concluíram uma medida inédita e pioneira no Brasil, a revisão dos Limites de todos os 184 municípios do Estado.

O processo não visava mudar os limites dos municípios, e sim fazer uma revisão destes limites, com interpretações conflituosas e indefinições de divisas em vários municípios desde a criação dos mesmos, onde muitos deles tinham como definições territoriais "marcos naturais" onde em muitos casos esses marcos  nem mesmo mais existiam. Para o trabalho, foi realizado utilizando técnicas modernas de medidas como o sistema de georreferenciamento, que é feito com o uso de equipamentos GPS e o apoio de satélites, e que permitem encontrar os limites reais dos territórios, a assim, vários municípios tiveram algumas pequenas correções ou redefinicoes.

Um verdadeiro paraíso!

O lugar em destaque, fica no sopé do Pico conhecido como "Bicão da Venturinha" (região do Distrito de Ventura), na localidade de Pedra Ferrada, onde também é conhecida pelas inscrições rupestres. Sua localização em linha reta  fica a cerca de 5,5 km da cidade de Alcântaras, 10,5 da cidade de Coreaú e 15,5 km do Centro da cidade de Moraújo.

O território de Moraujo, antes da emancipação em 1957, já pertenceu a Coreaú, devido ao acesso e proximidade com a localidade de Fazenda Velha (Moraújo), quem conhece os Poções, acreditava-se que o lugar também pertenceria ao município emancipado de Coreaú e quem analisava os mapas dos dois municípios não percebia a inconsistência, pois não mostrava o local exato da Cachoeira e sim o nome Pedra Ferrada apenas no lado de Moraújo e ausente no mapa do Coreaú (o que não é a realidade), e que agora depois do Georreferenciamento, e mapas atualizados, ficou claro de visualizar o local. Outra; o lugar não possui moradores e não há necessidade de recenseamento, por isso não havia conflitos de interesses. 

Local bastante visitado.

Para visitar este paraíso, há dois caminhos possíveis, ou pelo menos mais conhecidos; pela localidade de Fazenda Velha no município de Moraújo, e uma outra trilha partindo do Povoado de Bela Vista em Alcântaras. Lá, são as mesmas águas do conjunto de riachos: Algodões, Santa Bárbara, Norte, Fidalgo, entre outros e que antes de descer serra a baixo, encontra-se também a conhecida cachoeira dos Pícos

O local possui duas grandes cachoeiras e e dois piscinões em formatos diferentes, ideal para mergulhos, uma sobre outra, estilo degraus. Outras menores podem ser em encontradas serra a cima. 

O Riacho do Poções, sai do município de Alcântaras, entra no município de Moraújo, para depois entrar em Coreaú, e é neste trecho onde está localizado as Cachoeiras, exatamente no canto do Distrito de Canto. Depois, em Fazenda Velha, onde fica o limite entre os dois municípios, o riacho volta a correr dentro do Município de Moraújo.

Parte do lago maior (Foto: Beto Silva)

No alto: Bicão da Venturinha Foto (Créditos):WSartdigital

Foto: Edson Lima (Vista, sentido sítio Pícos) 

No canto do Distrito de Canto
Localização exata oficialmente na zona rural do Distrito de Canto - Coreaú-CE
O lugar, em anos anteriores, já foi apresentado oficialmente no catálogo turístico do município de Alcântaras, pois fica na sua região de influência geográfica natural, assim também como no município de Moraújo, onde acreditava-se até então ser o dono do local, além do seu acesso reconhecidamente também acessível.

Perímetro do município de Coreaú.

(Descrição dos Limites) MUNICÍPIO DE COREAÚ
Com o município de MORAÚJO - Ao norte. Começa no pico do morro do Mota [293.734 / 9.608.965]; segue em linha reta até o pico do serrote dos Grossos [299.332 / 9.610.859]; segue por outra linha reta até o pico do serrote do Corredor [304.275 / 9.612.395]; segue em linha reta até o cruzamento da estrada Coreaú / Tabainha com o rio Juazeiro [310.432 / 9.610.634]; desce pelo referido riacho até sua foz no rio Coreaú [313.105 / 9.611.748]; segue em linha reta até o ponto de coordenadas [313.728 / 9.611.570], na estrada Várzea da Volta / Lagoinha / Paris; segue por esta estrada até o cruzamento com a rodovia CE-364 [314.322 / 9.611.674]; vai em linha reta até a extremidade ocidental do serrote da Palma [314.478 / 9.609.670]; segue pelo divisor de águas do referido serrote até sua extremidade oposta [317.329 / 9.609.590]; segue em linha reta até o ponto de coordenadas [322.872 / 9.609.545], no meio da lagoa das Pedras; segue ainda em linha reta até o ponto de coordenadas [326.841 / 9.609.630]; segue, em linha reta até ponto de coordenadas [327.388 / 9.608.780], na curva de nível de 360 metros, na encosta da serra da Meruoca nas proximidade da localidade Pedra Ferrada.
Com o município de ALCÂNTARAS - A leste. Começa no ponto de coordenadas [327.388 / 9.608.780], na curva de nível de 360 metros, na encosta da serra da Meruoca nas proximidades da localidade Pedra Ferrada; segue por esta curva de nível até o cruzamento com o riacho Jardim [327.999 / 9.596.005]. Com o município de SOBRAL - A leste e ao sul. Começa no cruzamento do riacho Jardim com a curva de nível de 360 metros da encosta da serra da Meruoca...

Trecho do Diário oficial do Estado do Ceará (ART. 1º DA LEI Nº16.821, DE 09 DE JANEIRO DE 2019), conferidas com os Mapas Topográficos do IBGE e IPECE, mostra que o local fica realmente dentro do perímetro destacado.

Na prática nada mudou! mas quem não gostaria de um Paraíso para chamar de meu?

Escrito por Edilson Alcântara (atualizado em 11.04.2025 às 11:56).

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

SEGUINDO O PARECER DO (TCE-CE), CÂMARA MUNICIPAL DE FORQUILHA REPROVA AS CONTAS DE GESTÃO DO EX-PREFEITO GERLÁSIO LOIOLA

Na sessão desta quarta-feira (26/2), a Câmara Municipal de Forquilha fez história ao reprovar as contas de gestão do ex-prefeito Gerlásio Loiola, seguindo o parecer do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). Com a decisão, Gerlásio se torna o primeiro prefeito da história de Forquilha a ser declarado inelegível para os próximos anos.

A votação teve maioria dos vereadores a favor da reprovação das contas (9×2), um marco na política local e reforçando a fiscalização sobre a administração pública do município. A decisão impede Gerlásio de disputar futuras eleições, impactando diretamente o cenário político de Forquilha.

O ex-prefeito ainda pode tentar recorrer da decisão na Justiça, mas a reprovação de suas contas representa um duro golpe para suas pretensões futuras.

Via Sobral em Revista

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

IFCE SOBRAL ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES BOLSISTAS EM PROJETO DE EXTENSÃO

São 3 vagas para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Física ou Química).

O campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou edital de seleção de professores temporários para o Programa Partiu IF, programa do Ministério da Educação (MEC) voltado à recomposição das aprendizagens e acesso ao ensino técnico para estudantes do 9º ano da rede pública. 

Ao todo, são 3 vagas, uma para cada disciplina: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Física ou Química), além de cadastro reserva. A carga horária é de 10 horas semanais, com aulas no turno da manhã ou da tarde.

O processo seletivo é aberto para profissionais externos ao IFCE que possuam licenciatura em Letras Português, Matemática, Biologia, Física ou Química.

As inscrições de candidatos são gratuitas e devem ser realizadas no período de 27 a 28 de fevereiro e das 14 horas do dia 5 de março até as 12 horas do dia 7 de março, através de formulário eletrônico disponível no edital. Cada docente contratado receberá 10 parcelas de bolsas no valor de R$ 1.430,00, referentes ao período de março a dezembro de 2025.

Mais informações no edital, disponível em https://portal.ifce.edu.br/processos-seletivos/partiu-if/.

Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

comunicação.sobral@ifce.edu.br

SOBRAL, ALCÂNTARAS E MARCO ENTRE OS DEZ MELHORES ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL DO CEARÁ

Sobral, Eusébio, Marco, Aracati, Jaguaribe, Alcântaras, Horizonte, Fortaleza, Tauá e Novas Russas são os dez municípios melhores posicionados no Ceará no ranking do último Índice de Desenvolvimento Municipal. Os dados estão no IDM Ceará/2022, publicação que acaba de ser lançada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O assunto foi tema da 2ª Edição do Ipece em Destaque, realizada nesta quarta-feira (26/2), no Auditório do Ipece.

De acordo com o estudo, Sobral, o município no Norte do Ceará, em 1° lugar no ranking, atingiu IDM 0,7545. Na sequencia aparece Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, com IDM 0,7463. E em 3° lugar, o município de Marco, com IDM 0,7252.

O IDM traduz de forma consolidada a situação dos 184 municípios do Ceará, com base em 30 indicadores distribuídos em quatro dimensões: Ambiental, Economia, Social e Governança Pública. E quanto mais próximo de 1 (um), melhor posicionado está o município avaliado.

A média do IDM dos municípios cearenses apresentou uma evolução positiva ao longo dos anos. Em 2019, a média foi de 0,5042, aumentando gradualmente nos anos seguintes para 0,5185 em 2020, 0,5329 em 2021, e alcançando 0,5703 em 2022, o que evidencia uma tendência de melhora no desenvolvimento dos municípios no período analisado. Apesar de Sobral ser o melhor ranqueado, entre 2019 e 2022 a taxa de variação do IDM caiu 2,01

Sobral de Prima.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

IFCE SOBRAL OFERTA CURSO GRATUITO DE SALGADEIRA PELO “PROGRAMA MULHERES MIL”

As inscrições serão realizadas presencialmente entre os dias 10 e 14 de março de 2025. Podem participar mulheres inscritas no CadÚnico.

de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) abre inscrições para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Salgadeira, voltado exclusivamente para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa faz parte do Programa Mulheres Mil, do Pronatec, e visa capacitar mulheres para o mercado de trabalho, oferecendo formação profissional gratuita e auxílio estudantil.

As inscrições serão realizadas presencialmente entre os dias 10 e 14 de março de 2025, na sala do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DEPPI), localizada no bloco da Administração do campus. Para se candidatar, é necessário ter 16 anos ou mais, ensino fundamental I completo e estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), além de atender aos critérios de vulnerabilidade social especificados no edital.

O curso será ministrado na modalidade presencial, com duração de aproximadamente dois meses e meio, totalizando 160 horas. As aulas acontecerão no turno da tarde, de segunda a quinta-feira, com previsão de início em 31 de março de 2025. Durante o período de formação, as participantes receberão um auxílio financeiro de R$ 4,50 por hora/aula assistida, totalizando até R$ 18 por dia.

Ao final do curso, as alunas que cumprirem a carga horária mínima exigida e forem aprovadas receberão certificação do IFCE. Além disso, a formação proporcionará conhecimentos práticos para atuação no setor de alimentos, capacitando as participantes para empreender ou ingressar no mercado de trabalho formal.

A seleção das candidatas será realizada com base na análise dos documentos apresentados no momento da inscrição. A lista das selecionadas será divulgada no site do IFCE Sobral e no local da inscrição, conforme o cronograma disponível no edital.

Serviço

Curso: Salgadeira – Programa Mulheres Mil

Inscrições: 10 a 14 de março de 2025

Local: sala do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DEPPI) – Bloco da Administração, IFCE Sobral

Endereço: Av. Dr. Guarani, 317 - Derby Clube, Sobral – CE

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Início das aulas: 31 de março de 2025

Edital: acesse https://portal.ifce.edu.br/campi/sobral/editais-do-campus/

Mais informações: pelo e-mail pmm@sobral.ifce.edu.br

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

VEREADORES DE QUASE 50 CIDADES NO CEARÁ TIVERAM REAJUSTE PARA 2025; SALÁRIOS VÃO DE R$ 6 MIL A R$ 26 MIL

SOBRAL (R$12.661,00    -     R$ 16.503,19)

 Na penúltima sessão da Câmara Municipal de Fortaleza em 2024, os vereadores aprovaram um aumento de quase 30% nos salários — com vigência a partir de 2025, ou seja, após a posse dos novos vereadores. O aumento, em vigência desde 1º de janeiro, acontece em duas etapas: no primeiro mês do ano, eles recebem R$ 24.754,79. A partir de fevereiro, o salário passa a ser de R$ 26.080,98. 

A remuneração até dezembro de 2024 era de R$ 20.139,20 — totalizando um aumento de 29,5%. A aprovação, feita ainda no ano passado, obedece à regra da legislação federal. Nela, fica estabelecido que as câmaras municipais irão fixar as remunerações dos vereadores "no final de cada legislatura para vigorar na subsequente". 

Assim como Fortaleza, pelo menos 48 câmaras municipais cearenses reajustaram os salários dos parlamentares municipais para a legislatura de 2025 a 2028.

Quais as regras para o salário do vereador?

O salário do vereador está diretamente vinculado à remuneração do deputado estadual. O percentual, no entanto, varia conforme o tamanho da população de cada cidade. No Ceará, a remuneração dos deputados passa por reajuste gradativo desde 2023. O montante chegará ao valor cheio no final em fevereiro de 2025, quando será de R$ 34.776,64.

O piso, ou seja, o mínimo do valor da remuneração dos vereadores é de 3% do salário do deputado estadual. O teto, por outro lado, varia de 20% a 75% desse valor, a depender dos dados populacionais do município.

O teto é, portanto:

  • de 20% em cidades com até 10 mil habitantes;
  • de 30% em cidades com mais de 10 mil e até 50 mil habitantes;
  • de 40% em cidades com mais de 50 mil e até 100 mil habitantes;
  • de 50% em cidades com mais de 100 mil e até 300 mil habitantes;
  • de 60% em cidades com mais de 300 mil e até 500 mil habitantes;
  • de 75% em cidades com mais de 500 mil habitantes.

Além disso, a despesa com a remuneração de todos os vereadores não pode ultrapassar 5% da receita do Município.

(Diário do Nordeste) Via Sobral de Prima

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

PROUNI 2025: INSCRIÇÕES COMEÇAM NESTA SEXTA-FEIRA

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até dia 28.

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começam nesta sexta-feira (24) e se estendem até 23 horas e 59 minutos do dia 28 de janeiro, no horário de Brasília. O procedimento é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Os interessados devem ter uma conta no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br e realizar o login com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha.

Condições

Para se inscrever nesta primeira edição do ano do Prouni, o Ministério da Educação (MEC) explica que é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo; tenha participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2023; tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem. 

Os candidatos também precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições: 

·         ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral, de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

·         ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral ou parcial, nesta respectiva instituição;

·         ser uma pessoa com deficiência (PCD), conforme previsto na legislação brasileira;

·         ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. O salário mínimo em 2025 vale R$ 1.518.

Esses requisitos de renda não se aplicam aos professores da rede pública que vão concorrer às vagas de licenciatura e pedagogia.  

No momento da inscrição, o candidato deverá optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência (PCD) ou autodeclaradas pardas, pretas ou indígenas.

Conforme o edital do Prouni referente ao primeiro semestre de 2025, não poderá se inscrever o candidato que participou do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, que participou do exame para se autoavaliar, sem concluir o ensino médio no ano passado.

Classificação

A classificação e eventual pré-seleção neste processo seletivo irá considerar a edição do Enem em que o estudante conquistou a melhor média.  

A classificação ainda observará a modalidade de concorrência escolhida na inscrição pelo candidato, por curso, turno, local de oferta e instituição.

Em cada modalidade, será obedecida a ordem decrescente das notas e deverá ser priorizada a seguinte ordem:  

·         professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se houver inscritos nessa situação;

·         estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

·         estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

·         estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

·         estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

·         estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Cronograma

O resultado da primeira chamada dos candidatos pré-selecionados será divulgado em 4 de fevereiro, no site do Prouni, no portal Acesso Único. Já a segunda chamada sairá no dia 28 fevereiro. 

Após as duas divulgações, o candidato não contemplado pode participar da lista de espera do Prouni. A inscrição deverá ser feita também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em 26 e 27 de março.

Em 1º de abril, será disponibilizado o resultado da lista de espera no mesmo site para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.

O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá entregar – entre 4 a 17 de fevereiro – a documentação na instituição de ensino superior para a qual foi pré-selecionado, para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.

Prouni

Criado em 2004, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. 

O Prouni ocorre duas vezes ao ano. O MEC aponta que o público-alvo a ser beneficiado é o estudante sem diploma de nível superior.

Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita do candidato inscrito não pode exceder o valor de um salário mínimo e meio (R$ 2.277, em 2025). No caso de bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal por pessoa exigida é de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).

Para mais esclarecimento sobre o programa, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

GOVERNO DO CE E 66 PREFEITURAS PERDEM VERBA DA UNIÃO POR NÃO REDUZIREM DESIGUALDADES EDUCACIONAIS ENTRE OS ALUNOS

Foto: Thiago Gadelha (DN)

Em municípios grandes como Caucaia e Sobral, o dinheiro extra chega a R$ 28,8 milhões e R$ 22,7 milhões, para cada um, respectivamente.

O Governo do Ceará e ao menos 66 cidades cearenses, incluindo Fortaleza, não irão receber em 2025 recursos complementares do Governo Federal para a educação por não terem conseguido reduzir as desigualdades educacionais entre os estudantes da rede pública.

Na prática, nenhuma dessas redes poderá usufruir da verba adicional prevista em um mecanismo do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) - maior fonte de financiamento da educação no Brasil - que reconhece resultados na redução de desigualdades entre alunos. 

O não recebimento desse aditivo do Fundeb, em boa parte das cidades do Ceará, se deve ao fato de as redes não terem melhorado o aprendizado de estudantes vulneráveis, como os pobres, negros e indígenas, o que também não ocorreu na rede estadual.

Em outros municípios a perda da verba ocorreu porque os gestores não asseguraram que os cargos de diretor escolar fossem ocupados a partir de critérios técnicos de mérito e de desempenho, ou seja, sem indicação política. 

Esse dinheiro, que não será recebido pelo Governo do Estado, nem por essas prefeituras, é oriundo do Fundeb via um mecanismo chamado Valor Aluno/Ano Resultado (VAAR), uma das complementações que o Governo Federal garante às redes estaduais e municipais na distribuição do Fundo anualmente. 

Essa verba extra é uma espécie de “novidade” e foi introduzida com a aprovação da Lei Federal 14.113/2020, que institui mudanças no Fundeb. Esse recurso é distribuído pelo Governo Federal desde de 2023.

Além do Governo do Estado, as seguintes cidades cearense não foram habilitadas para receber esse dinheiro, conforme a lista divulgada pelo MEC no início deste mês:

15 cidades do Cariri: Abaiara, Antonina do Norte, Araripe, Barbalha, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Missão Velha, Potengi, Salitre e Tarrafas. 

8 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza: Aquiraz, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante.

7 cidades do Vale do Jaguaribe: Ererê, Iracema, Jaguaribe, Morada Nova, Quixeré, Russas e São João do Jaguaribe.

6 cidades do Centro Sul: Acopiara, Catarina, Cedro, Iguatu, Quixelô e Saboeiro.

6 cidades do Litoral Norte: Acaraú, Barroquinha, Chaval, Martinópole, Morrinhos e Uruoca.

5 cidades do Maciço de Baturité: Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Mulungu e Ocara. 

5 cidades do Sertão de Sobral: Forquilha, Frecheirinha, Graça, Mucambo e Pacujá.

3 cidades do Sertão de Canindé: Caridade, Itatira e Paramoti. 

2 cidades do Litoral Leste: Beberibe e Icapuí.

2 cidades do Litoral Oeste/Vale do Curu: General Sampaio e Tururu. 

2 cidades do Sertão Central: Mombaça e Quixeramobim.

2 cidades da Serra da Ibiapaba: Ibiapina e Viçosa do Ceará.

2 cidades do Sertão dos Crateús: Independência e Nova Russas.

1 cidade do Sertão dos Inhamuns: Arneiroz.

Questionada sobre o assunto, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em nota, reiterou que das cinco condicionalidades apresentadas pelo VAAR, a pasta não atingiu apenas uma, referente, justamente a redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais. 

O alcance dos demais, diz a pasta, é “resultado de um trabalho que vem sendo construído há vários anos na rede pública estadual”. A Seduc também explica que para o cálculo e  liberação dos valores do VAAR em 2025 foram considerados os dados das edições 2019 e 2023 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a taxa de aprovação calculada com dados do Censo Escolar da Educação Básica 2023.

“Dessa forma, considerando a comparação dos resultados 2023 e 2019, os resultados de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática ainda não foram suficientes para cumprir a condicionalidade III, do VAAR. É importante destacar que os resultados de 2023 refletem também o cenário pós-pandemia”, completa a nota.

Foto: Thiago Gadelha (DN)

No documento a Seduc elencou uma série de iniciativas - conectadas ao combate às desigualdades - que têm sido realizadas pela gestão estadual, dentre elas,  inserção do debate racial nas práticas pedagógicas; o Selo Escola Antirrascista e a ações relacionadas à equidade de gênero. 

Cidades beneficiadas

Para 2025, o Ministério da Educação (MEC), via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), deve repassar R$ 5,4 bilhões a 2.837 prefeituras e 7 estados (Alagoas, Amazonas, Goiás, Pará, Piauí, Paraná e Sergipe) que conseguiram cumprir os requisitos. No Ceará, 118 redes municipais devem receber o dinheiro complementar. 

Verba para a educação: veja quais cidades do Ceará vão receber recursos extra do Fundeb em 2025

No total, 118 municípios terão dinheiro do VAAR e 66 não terão.

Ente federado                            Complementação VAAR

Abaiara:                                     R$ 518.701,80

Acarape;               Não apresentou melhoria em nenhum dos indicadores de atendimento e de melhoria da aprendizagem com redução das desigualdades.

Acaraú:                      Não cumprimento do disposto no art. 14, § 1º, III da Lei nº 14113/2020

Acopiara:                   Não cumprimento do disposto no art. 14, § 1º, III da Lei nº 14113/2020

Aiuaba;                                     R$ 611.637,24

Alcântaras:                               R$ 633.519,99

Veja a matéria completa e a tabela clicando no link abaoxo:

Fonte: Diário do Nordeste 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

SISU 2025, ÚLTIMOS DIAS: IFCE OFERTA 410 VAGAS EM SEIS CURSOS SUPERIORES EM SOBRAL

Inscrições podem ser feitas entre até o dia 21 de janeiro. Há oportunidades nos cursos de Agronomia, Alimentos, Controle e Automação, Física, Matemática e Saneamento Ambiental.

O campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) vai ofertar 410 vagas em seis cursos de graduação para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2025: Bacharelado em Agronomia, Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Saneamento Ambiental.

O termo de adesão da instituição já foi publicado e está à disposição para consulta das vagas por curso, parte com início das aulas no primeiro semestre e o restante com entrada somente para a segunda metade do ano. As inscrições podem ser feitas entre 17 e 21 de janeiro, https://acessounico.mec.gov.br/sisu.

Estão aptos a participar candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, sem estar na condição de treineiros, e obtiveram nota na prova de redação maior do que zero. Assim, podem se inscrever no sistema e escolher até duas opções de curso e a instituição. As notas obtidas no Enem são usadas para classificação e preenchimento das vagas disponíveis.

Serão destinadas 50% (cinquenta por cento) das vagas ofertadas em cada curso e turno para pessoa candidata que tenha cursado e concluído com êxito todas as séries do ensino médio regular ou equivalente (técnico, magistério ou da educação de jovens e adultos - EJA) em escola(s) pública(s) brasileira(s) da esfera federal, estadual ou municipal ou escola(s) comunitária(s) que atua(m) no âmbito da educação do campo conveniada(s) com o poder público, ou que tenha obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Confira o edital e o termo de adesão aqui: https://portal.ifce.edu.br/processos-seletivos/sisu-2025/

Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

comunicação.sobral@ifce.edu.br

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

CÂMARA DE SOBRAL PROMOVE SESSÃO FÚNEBRE EM HOMENAGEM AO PE. JOSÉ LINHARES PONTE

Hoje, às 17h, a Câmara Municipal de Sobral realizará uma Sessão Fúnebre em homenagem ao ex-Deputado Federal, Padre José Linhares Ponte, falecido nesta quinta-feira, 8 de janeiro de 2025.

A Cerimônia ocorrerá no Plenário 05 de Julho e todos os sobralenses estão convidados para prestar suas últimas homenagens ao nosso querido Padre Zé

Sobral em Revista

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

MORRE, AOS 94 ANOS, PADRE E EX-DEPUTADO JOSÉ LINHARES PONTES

Dom José Tupinambá da Frota ordenou o padre José Linhares - em 1955. O Bispo Dom José que, àquela época, comemorava seus 50 anos de sacerdócio (Foto: Divulgação).
Natural de Sobral Padre José Linhares Ponte foi ordenado sacerdote por Dom José Tupinambá da Frota. Realizou cursos nacionais e internacionais nas áreas de filosofia, teologia, psicologia e línguas. É filósofo, teólogo, psicólogo, pedagogo, administrador, escritor, educador, viveu ativamente a política, exercendo o cargo de deputado federal de 1991 a 2014, e presidindo o Conselho Estadual de Educação do Ceará de 2015 a 2019.

Dom José Tupinambá da Frota ordenou o padre José Linhares - em 1955. O Bispo Dom José que, àquela época, comemorava seus 50 anos de sacerdócio. 

Sua vasta folha de serviços prestados à Diocese de Sobral se inicia no Seminário São José de Sobral, como professor, depois foi Assistente Eclesiástico na Diocese de Sobral (1957), Reitor do Seminário São José de Sobral, Diretor da Obra das Vocações Sacerdotais, Diretor da Rádio Educadora do Nordeste de Sobral e passou a ser Professor de Ciências Religiosas e de Psicologia em 1964. Posteriormente, foi Vice-Diretor da Faculdade de Filosofia Dom José de Sobral e Diretor do Colégio Sobralense. Foi Diretor, Administrador e Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Sobral durante três décadas e porque não dizer, “anjo tutelar” da instituição à qual ainda hoje se sente parte, sendo reconhecido com a denominação do Hospital do Coração que ele construiu e prova todo seu amor nesta publicação ao complexo ao qual se vinculam o Abrigo Sagrado Coração de Jesus e o Hotel Visconde (também construída na gestão do Padre Zé).

Padre Zé, Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), presidiu o Rotary Club de Sobral, é imortal da Academia Sobralense de Estudos e Letras. Foi, também, professor do Curso de Enfermagem da UVA; presidiu a Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Foi Vice-Presidente e Presidente da Confederação das Misericórdias do Brasil (São Paulo). Foi Presidente do IDT de Sobral e Presidente da Confederação Internacional das Misericórdias, presidindo, ainda, a Confederação das Misericórdias do Brasil e esta coluna seria pequena para seu invejável e honrado curriculum.

Atuação Política

Em 1988, foi candidato a prefeito de Sobral, tendo Cid Gomes como vice. Porém, a chapa foi derrotada.

Em 1990, foi eleito o deputado federal mais votado do estado do Ceará pelo PSDB, com a coligação "Geração Ceará Melhor" que lançou Ciro Gomes governador, Lúcio Alcântara vice-governador e Beni Veras senador, conseguindo vitória absoluta.

Em 1992, deixou o grupo tucano e se filiou ao PST, mas em 1993 voltou a procurar um novo partido e se filiou ao PP (que viria a se tornar PPB e depois PP novamente). Conseguiu ser reeleito deputado federal nas eleições de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010.

Em 2014, Padre Linhares foi escolhido pelo grupo do governador Cid Gomes para ser o primeiro suplente na chapa do candidato a senador Mauro Filho. Porém, a chapa foi derrotada para a candidatura de Tasso Jereissati.

Em 2015, ao se despedir do mandato de deputado federal, foi nomeado pelo governador Camilo Santana para exercer a função de Presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, cargo que ocupou até 2019[5].

Em 2017, Padre Linhares foi indicado para ser o Presidente de Honra do Partido Progressista no Ceará.

José Linhares Ponte (21/10/1930 - 08/0102025)

Via Sobral de Prima

OBS: Segundo o Blog Eliomar de Lima, Ele estava internado na UTI do Hospital Mont Klinikun, há alguns dias, recuperando-se deumaqueda que sofrera em seu apartamento, na Capital cearense.

O quadro de saúde do ex-parlamentar era considerado grave, em função da idade avançada e de comorbidades pré-existentes.

Familiares ainda não informaram sobre velório e o sepultamento.

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

PREFEITA DE ALCÂNTARAS, CHARLYNE FREIRE, PARTICIPA DE REUNIÃO A CONVITE DO SECRETÁRIO DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO DO CEARÁ

Assessor de Articulação Política e Institucional, Joaquim do Quinca, e a Prefeita Charlyne Freire. Reunião com o Scretário Nelson Martins, visa garantir benefícios para o município de Alcântaras.

Reunião para garantir mais benefícios para Alcântaras.

Hoje, 07 de janeiro, a convite do Secretário de Articulação Política do Estado, Nelson Martins, participei de uma reunião muito produtiva em Fortaleza, para tratar das demandas prioritárias de Alcântaras. 

Estive acompanhada pelo Assessor de Articulação Política e Institucional, Joaquim do Quinca, pelo Chefe de Gabinete, Aldo Carvalho e a Secretária do Gabiente, Josefa Portela. 

Apresentamos as principais necessidades relacionadas às obras municipais e reforçamos a solicitação de novos benefícios para nossa população nos próximos anos. 

Seguimos firmes e juntos, para Alcântaras avançar cada vez mais! 




FORMAÇÃO GRATUITA EM AUDIOVISUAL BENEFICIA JOVENS DO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS

Jovens e adolescentes de comunidades rurais no município de Alcântaras e Região do Sertão de Sobral têm a oportunidade de adquirir conhecimentos e começar uma carreira no mercado do audiovisual por meio do projeto TV de Rua. A sexta turma, iniciada em 14 de dezembro, no município de Alcântaras, conta com 20 alunos com idade a partir de 14 anos.

Durante as aulas, que acontecem aos sábados, no período da manhã e da tarde, os alunos passam a conhecer o universo do audiovisual em aulas teóricas e atividades práticas. A formação abrange conhecimentos em roteiro, fotografia, captação de som, montagem, LIBRAS, produção, direção, assessoria de comunicação, orçamento e trilha sonora, possibilitando ao aluno a atuação no mercado do audiovisual (documentário ou ficção) e da publicidade. 

O TV de Rua é realizado pelo Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo. O projeto iniciou em 2017, em parceria com a Sociedade Coração de Maria, e já beneficiou 125 jovens e adolescentes de Meruoca, incluindo as localidades de Santo Elias e Anil. Para esta turma, foi contemplado pelo Programa Olhos d’Água por meio do edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, do Ministério da Cultura (Minc), do Governo Federal; contando ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Alcântaras.

Sobral em Revista

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

PREFEITURA DE ALCÂNTARAS APRESENTA NOVA LOGOMARCA E SLOGAN DA GESTÃO

Desde 1957, Alcântaras tem sido símbolo de força, história e determinação. Com o início de uma nova gestão, renovamos nosso compromisso de trabalhar unidos pelo progresso de nosso município e pelo bem-estar de cada cidadão alcantarense.

Com dedicação, transparência e responsabilidade, seguiremos firmes para alcançar novas conquistas e transformar desafios em oportunidades.

Com vocês, a nossa nova identidade:

GOVERNO MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS: Juntos, para avançar mais!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

SESSÃO SOLENE: PREFEITA, VICE-PREFEITO E VERADORES, TOMAM POSSE EM ALCÂNTARAS

Na manhã desta quarta-feira (01/01), a Câmara Municipal de Alcântaras realizou a Sessão de Instalação com a Posse dos novos vereadores, a Eleição da nova Mesa Diretora e a Sessão de Posse da Prefeita e Vice-Prefeito de Alcântaras. 

Na ocasião, foram eleitos para a Mesa Diretora para o Biênio 2025-2026: Manoel Albuquerque (Presidente), Cleuvilandia Menezes (Vice-Presidente), Murilo Carvalho (1º Secretário) e Irmão Edson (2º Secretário). 

Durante a Sessão Solene, a Prefeita de Alcântaras, também apresentou a sua equipe de secretariado. 

A Câmara Municipal de Alcântaras é o legislativo a serviço do povo!














Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores