domingo, 16 de agosto de 2009

Comunidades Rurais de Canindé e Alcântaras trocam experiências.


Foi pensando no presente e no futuro em relação à sobrevivência do homem e natureza no semi-árido cearense; assim é o interesse e pensamento comum entre duas comunidades rurais do interior do Ceará. São Bento e Belém do eixo do Vale do Coreaú no município de Alcântaras e Iguaçú no Sertão de Canindé.

O encontro realizado no sábado 15/08, foi promovido pela Fundação de Saúde e Integração Social (CIS) com o apoio da Prefeitura Municipal de Alcântaras através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

O encontro, com o intuito de conhecer as obras do Projeto de Desenvolvimento Hidroambiental (PRODHAM) realizados naquela comunidade de Canindé voltados para a preservação e recuperação de áreas degradadas, são projetos pilotos realizados em microbacias hidrográficas de municípios da região do semi-árido cearense.

No outro lado da situação, a fundação CIS, que desenvolve ações como o projeto dos micro-corredores ecológicos da Bacia do Vale do Coreaú, que vai de Alcântaras na serra da Meruoca até Ubajara no Planalto da Ibiapaba. Nas comunidades de São Bento e Belém onde a fundação CIS tem um projeto demonstrativo de convivência do semi-árido financiado pelo o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Assim essas comunidades organizaram esse encontro a fim de trocarem experiências e ações de que visam à recuperação de áreas degradas e assim manter uma boa relação entre homem e natureza a fim de preservar o meio ambiente de modo sustentável e equilibrado para que nem o homem e nem a natureza fiquem com prejuízo, afinal sem esse equilíbrio os dois são ameaçados, o homem e Meio Ambiente.

Em nome do PRODHAM o técnico da Secretaria de Recursos Hídricos Doutor Joaquim Favela, apresentou as experiências realizadas na comunidade, além do Senhor Napoleão representante da comunidade. Pela Fundação CIS, o Senhor Benedito Lourenço presidente da Fundação, o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Alcântaras, Francisco Eneudo, e os agricultores do Belém e São Bento viam e ouviam atentamente as experiências, onde o senhor Araújo representando a comunidade de Alcântaras falou da problemática das dificuldades enfrentadas por eles em relação à agricultura e meio Ambientes.

Na foto Dr. Joaquim Favela, Francisco Eneudo e Benedito Lourenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores