terça-feira, 18 de agosto de 2009

Instalação do Cinturão Digital vai começar na próxima terça-feira (25)


A implantação dos primeiros trechos ligará Morada Nova a Fortaleza e Fortaleza a Sobral.

O governador Cid Gomes acompanhou na manhã desta segunda-feira (17/08) os testes dos primeiros cabos de fibra ótica que formarão o Cinturão Digital do Ceará (CDC). No total, serão 2.205 quilômetros de cabos que ligarão todas as regiões do Estado, levando internet banda larga para 82% da população urbana cearense. Os trabalhos de instalação dos primeiros quilômetros de cabo começam na próxima terça-feira (25/08) em Morada Nova, na Região do Vale do Jaguaribe.

Com o objetivo de verificar se os cabos de fibra ótica que chegaram para o Cinturão Digital do Ceará estão de acordo com o especificado no edital, o governador foi vistoriar os primeiros testes. "Os cabos precisam estar corretos para que este projeto, que poderá revolucionar as comunicações e o acesso à banda larga em nosso Estado, seja bem sucedido", afirmou Cid. Os testes, feitos com equipamentos modernos que captam a qualidade dos cabos, foram satisfatórios. "Já podemos iniciar a instalação", afirmou o governador, acompanhado do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho.

O projeto do Cinturão Digital do Ceará, que conta com investimento de R$ 49,2 milhões, formará um anel de mais de 2 mil quilômetros de fibras que terão como estações principais as cidades de Fortaleza, Crato (Cariri), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Banabuiú (Sertão Central) e Sobral (Região Norte). A partir dessa infraestrutura, 25 pontos serão conectados por meio de ramificações de fibras. A distribuição do acesso se dará através da tecnologia Wimax, que fornece ligações de até 70 Mbps, em cada município.

Em Fortaleza, o Cinturão Digital se integrará com a rede metropolitana Gigafor, utilizando infraestrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia, já existente, permitindo o acesso dos órgãos do Governo com velocidade de até 2 Gbps. Nessa primeira fase de implantação do CDC, duas frentes de trabalho estão montadas com duas equipes cada. Na próxima segunda-feira (24/08), as ações de instalação começarão no trecho que liga Morada Nova a Fortaleza e, em seguida, se iniciará a instalação do trecho que liga a Capital a Sobral.

Coordenadoria de Imprensa do Governo
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101-6247)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores