segunda-feira, 7 de setembro de 2009

FÓRUM DISCUTE ASSUNTOS SOBRE APA DA SERRA DA MERUOCA


Reunidos na manhã da ultima sexta-feira 04/08 no auditório do Complexo Turístico de Meruoca, estiveram o prefeito de Meruoca Antônio Fonteles, o vereador e presidente da Câmara municipal de Alcântaras Antônio Marcos, secretários municipais de Agricultura, membros do Comdema dos dois principais municípios que compõem a Serra da Meruoca. Fernando Cela do Ibama, membros da polícia Ambiental , agricultores e estudantes da cidade de Meruoca.

O motivo do primeiro de uma série de encontros, foi discutir assuntos relacionados à implantação da Área de Proteção Ambiental da Serra Meruoca APA, Lei N° 11.891, de 24 de Dezembro de 2008.

Entre uma série de informações a respeito do gerenciamento da nova APA, também foi discutida a problemática dos agricultores locais, a deficiência em se adequarem às novas práticas de manejo de solo e preservação do bioma, a nova realidade em que se encontra a agricultura de subsistência em relação à fiscalização e trabalho do Ibama, a questão das pedreiras atuantes na serra e as experiências e boas práticas agrícolas adequadas a Serra da Meruoca. Para isso, Fernando cela, chefe regional do Ibama em Sobral o respondeu uma série e perguntas aos presentes no evento.

Visando um melhor gerenciamento e controle da APA, o vereador e Presidente da Câmara Municipal de Alcântaras Antônio Marcos sugeriu que a sede APA ficasse localizada, no entroncamento dos Municípios de Meruoca e Alcântaras, pois assim os dois principais municípios da APA seriam trabalhados nas mesmas condições e possibilidades. Meruoca está em um estágio mais avançado de preservação ambiental e no caso Alcântaras enfrenta deficiências maiores, por isso o controle no centro da APA, na região de Bom Fim em Alcântaras próximo do distrito de Santo Antônio dos Fernandes em Meruoca.

Ainda presente no I fórum de discussão sobre a APA da Serra da Meruoca estavam técnicos do Instituto Carnaúba, estes há algum tempo realizam na região cursos de multiplicadores ambientais e trabalhos demonstrativos em Agroecologia e reflorestamento.

É bom lembrar que a APA, também engloba parte dos municípios de Massapê Sobral.No final ficou decidido que outros encontros ainda deverão ocorrer.
Foto: Blog Alcântaras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores