Essa é a estrada que liga a cidade de Alcântaras ao povoado de Rosápoles, comunidade da zona rural que fica no nordeste do município. O local que fica a cerca de 700 metros de altitude, faz parte da Serra da Meruoca e por tanto da Área de Preservação Ambientação (APA) que por enquanto existe somente no papel.
Por toda a estrada, que além do povoado de Rosápoles, também faz ligação com o município de Sobral não tem as belas conhecidas casas de veraneios como em outras regiões da serra, e por isso não tem a mesma visibilidade, o que contribui facilmente para a omissão de práticas como as "brocas" e queimadas nas margens de estradas.
Sem conhecimento e orientação, o agricultor desmata a vegetação que tentar sobreviver no clima quente e seco desta época do ano, e para piorar a situação queimadas como esta da foto, localizada próximo a localidade de sítio São Bernardo provavelmente criminosa e com nenhum intuito de introduzir uma lavoura agrícola, ajuda a tornar a sena mais lamentável ainda.
Este tipo de ato é comum em toda a região que engloba os municípios de Alcântaras e Meruoca. Leia alguns trechos do livreto: APA da Serra da Meruoca; JÁ É REALIDADE
“A Lei Federal nº 11.891 criou a Área de Proteção Ambiental da Serra da Meruoca e consagrou uma vitória do povo cearense e, em especial, da região noroeste do estado...”
“Sancionada em 24 de dezembro de 2008, a lei que cria a APA da Meruoca vai garantir a conservação dos remanescentes florestais da região, proteger os recursos hídricos, a flora e a fauna, promover a recomposição da vegetação natural, ordenar o turismo ecológico, fo- mentar a educação ambiental e atender às necessidades de proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade da área...”
"Gostaria muito de saber quando vai ser isso ?"
Escrito por Edilson Angelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário