quinta-feira, 14 de outubro de 2010

NÍVEL HÍDRICO DO AÇUDE PINGA DE ALCÂNTARAS COMEÇA A BAIXAR



    
Ainda com um bom acumulo de água, o açude pinga chega ao mês de Outubro com pouco mais de 2m abaixo da sua capacidade total de armazenamento e com pouco respeito por parte da população com o único reservatório hídrico do município.

De Outubro até Janeiro, é o período em o açude começa a baixar mais rapidamente. A última vez que chegou a sangrar foi em 2008, no ano passado não acumulou e nem perdeu muita água, só sustentou cheio.

Este ano o nível da água já baixou mais de dois metros, e junto com as pedras algumas sujeiras já começam a aparecerem por quase de 2 km de margem, além de muitos objetos pessoais dos mais variados tipos deixados por banhistas. No entanto o que mais chama atenção é a quantidade exagerada de garrafas PET acumulada durante anos e anos deixados por consumidores de refrigerantes e principalmente na prática de pesca.

Há a denuncia ainda, de que algumas pessoas estejam usando o açude para a lavagem de roupas o que é proibido, além de animais que estariam sendo levados frequentemente para se alimentarem no local.

O açude pinga é o único reservatório hídrico que abastece a cidade de Alcântaras. Foi construído em 1993 na gestão do Governador Ciro Gomes e tem capacidade para 800.000 m³ de água, onde em 2006-2007 quase houve um colapso de abastecimento para o consumo humano.

Como ninguém sabe como será a próxima estação chuvosa, já está na hora das pessoas que costumam  exagerar no consumo, começar a racionar a água.

Veja algumas imagens:

Para ler mais sobre o Açude Pinga Clique AQUI

Um comentário:

  1. Edson, parabens pela materia. Gostaria de saber quantas nascente hidrica existem? Existe proteção ambientais para conservação destes recursos?
    O desmatamento da vegetações que garante as nacente permaneceirem vertendo agua,estão sendo controladas. Existe levatamento dos potenciais hidrico do municipio de alcantaras? Parabens pelo seu trabalho

    ResponderExcluir

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores