terça-feira, 12 de outubro de 2010

NOMEADO NOVO BISPO DA DIOCESE DE SOBRAL

O padre catarinense Odelir Magri, mora atualmente em Roma, na Itália, mas já marcou sua ida para Sobral no fim do próximo mês. Ele possui 47 anos e atua como vigário-geral dos combonianos.

O padre Odelir José Magri, 47, atual vigário-geral dos combonianos (missionários da comunidade católica fundada pelo italiano São Daniel Comboni) é o novo bispo da diocese de Sobral. Ele irá ocupar o cargo deixado, há mais de um ano, por dom Fernando Saburido, atual arcebispo de Olinda e Recife, em Pernambuco.

A nomeação do padre Odelir, que nasceu na cidade de Campo Erê (SC), foi feita ontem pela manhã, pelo Papa Bento XVI e o sacerdote já decidiu que vai ser consagrado bispo na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Sobral. Atualmente, ele mora em Roma, na Itália, onde acumula as funções de vigário-geral dos missionários combonianos e de assistente-geral da Congregação.

“O padre Odelir escreveu uma carta aberta ao povo da diocese (de Sobral) informando a sua nomeação pelo papa e dizendo que ainda terá de passar os cargos que ocupa, no momento, em Roma, porém, no fim do próximo mês de novembro ele chegará em Sobral”, disse o secretário paroquial da Igreja de Cristo Ressuscitado, João Batista Oliveira.

A carta enviada pelo Núncio Apostólico (representante do papa Bento XVI no Brasil), dom Lorenzo Baldisseri foi lida pelo administrador diocesano, padre Raimundo Nonato de Paiva, na Cúria Diocesana, com transmissão em cadeia por diversas emissoras de rádio da Diocese de Sobral.

Na mensagem que enviou aos paroquianos, o sacerdote nomeado bispo sugeriu duas datas para a sua consagração como bispo: próximo dia 8 de dezembro, data em que se comemora a padroeira de Sobral, Nossa Senhora da Conceição, ou na segunda quinzena do mês de janeiro de 2011.

Segundo o padre Gilson Soares, da Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), após a consagração, há um prazo de três meses para que o novo bispo tome posse na diocese. O bispo nomeado é quem escolhe o local onde será ordenado e a data da posse ficará a cargo do colégio de consultores a pedido do novo bispo.

Quem é?

O padre Odelir José Magri nasceu no dia 18 de abril de 1963, na cidade de Campo Erê, que pertence à Diocese de Chapecó, em Santa Catarina. Fez seus estudos teológicos em Paris, na França, obtendo a licenciatura em Filosofia e foi ordenado sacerdote em 18 de outubro de 1992.

Pouco tempo depois foi enviado como missionário ao Congo, na África, onde exerceu o cargo de formador dos postulantes. Regressou ao Brasil em 1997 e, em São Paulo, ajudou a formar novos missionários combonianos. Em 2003 participou do Capítulo Geral da Congregação em Roma, sendo escolhido para ser membro da direção geral.

Desde 2003 é assistente-geral da Congregação em Roma e, em outubro do ano passado, assumiu o cargo de vigário-geral dos missionários combonianos.

E-MAIS
A Diocese de Sobral está vacante (vaga) desde 16 de agosto de 2009, após o bispo dom Antônio Fernando Saburido ser designado pelo papa Bento XVI arcebispo de Olinda e Recife.


 Odelir José Magri será o sexto bispo da diocese, que foi criada em 10 de novembro de 1915, pela bula Catholicae Religionis Bonum do papa Bento XV, sendo desmembrada da então diocese de Fortaleza.


 A diocese é composta por 29 cidades. Já teve como bispos: dom José Tupinambá da Frota (1916-1923); dom João José da Mota e Albuquerque (1961-1964); dom Walfrido Teixeira Vieira (1965-1998); dom Aldo de Cillo Pagotto (1998- 2004) e dom Antônio Fernando Saburido (2005-2009).

  A diocese tem sob sua tutela o maior hospital de Sobral, a Santa Casa de Misericórdia. Ainda na gestão de dom Fernando Saburido, foi iniciada a “década missionária” que marcará o centenário de fundação da diocese em 2015, através de missões populares nas paróquias.

Fonte: . Rita Célia Faheina (ritacelia@opovo.com.br) O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores