quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PRÉ-HISTÓRIA: Achados fósseis de mastodonte em Itapipoca-ce

Com a descoberta de fósseis, a zona rural de Itapipoca abrigou, pelo menos, 20 animais da fase pré-histórica

Itapipoca. Um morador da localidade de Sítio Santa Rita, distante cerca de 30km da sede deste Município, encontrou em meio a escavações fragmentos de ossos de um mastodonte, animal pré-histórico, que faz parte da Ordem dos Proboscídeos, um grupo de animais com trombas, habitante daquela região, entre 8 mil e 30 mil anos atrás.

Os fragmentos encontrados pelo agricultor Eurivan Cordeiro já se encontram no Museu de Pré-História de Itapipoca (Muphi). Os ossos fragmentos foram localizados na mesma região onde, em 2001, um irmão de Eurivan encontrou um dente de um animal desta mesma espécie. "A peça se encontrava guardada no Museu de Paleontologia do Crato e foi trazida para Itapipoca, que se juntará aos ossos fragmentados encontrados por esse agricultor", disse o paleontólogo e curador do Muphi, Celso Lira Ximenes, acrescentando que os moradores da região têm contribuído bastante para novas descobertas. "Pessoas como Eurivan são importantes para nós, porque através deles é que são encontrados os materiais que vão nos ajudar em novas pesquisas". Eurivan Cordeiro conta que encontrou os pedaços de ossos por acaso e que pouco costuma visitar a área que, em época de chuvas, é o leito do Rio Cruxati.

"Será muito gratificante para mim saber que, em algum dia, quando minha filha for visitar o museu para pesquisar, irá encontrar o meu nome como parte dessa história", disse, orgulhoso, o agricultor.

Para Celso Ximenes, a primeira descoberta, em 2001, mostrou que naquela região existe um sítio, e a segunda descoberta reforça a existência de camada fossilífera, na região de Santa Rita. Ele lembra que ainda não foi feito nenhum tipo de trabalho de investigação detalhado na área, pelo fato da equipe de pesquisadores estar atuando em outro sítio no Município. Mas acredita que até o final deste ano ou início de 2011, os trabalhos deverão se concentrar nesta região.

Leia a reportagem completa no Diário do Nordeste

Um comentário:

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores