quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ÚLTIMOS TREMORES DE TERRA NA ZONA NORTE DO CEARÁ TEM COMO EPICENTRO A CIDADE DE COREAÚ

Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros, Marcos Costa, o epicentro está no Centro da sede de Coreaú. De 2008 até agora, sismógrafo da Embrapa já registrou 2.800 tremores de terra na Zona Norte.
                                                               Foto: Wilson Gomes

Moradores da região Norte do Estado voltaram a sentir os tremores de terra. Em menos de uma semana pelo menos, duas ocorrências foram confirmadas pela população que reside na Serra do Jordão entre Sobral, Alcântaras, Meruoca e Coreaú. O último registrado pela estação sismográfica instalada na Embrapa, em Sobral, atingiu 3,1 de magnitude.

Segundo relato do subtenente do Corpo de Bombeiros, Marcos Costa, que coordena a Defesa Civil neste Município, o epicentro está localizado a 22km à noroeste da estação sismográfica, mais precisamente no Centro da sede do Município de Coreaú. Segundo o inspetor da Guarda Civil de Sobral, Jorge Trindade, o fenômeno também foi observado por moradores do Distrito do Jordão, neste Município, na sede de Alcântaras e um estrondo foi também ouvido por moradores em Meruoca.

Maior registro

O Ceará registrou o maior tremor de terra em 21 de maio de 2009, com magnitude de 4,3 graus na Escala Richter, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). O abalo foi sentido até em Fortaleza. Segundo relatório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), somente na região de Sobral, são registrados entre 60 e 70 tremores por mês, em média.

A maioria de fenômenos tem intensidade menor que 2 graus na Escala Richter e, por isso, não são sentidos e nem reportados para o Instituto de Astrofísica, Geofísica e Ciências Atmosféricas, em São Paulo, órgão responsável pelo Boletim Sísmico Brasileiro.

De acordo com o informe, desde 2008, foram contabilizados 167 tremores com mais de 2 graus em todo o País, uma média de aproximadamente 5 por mês. Porém, de agosto de 2008 até outubro deste ano foram registrados, pela estação sismográfica na Embrapa Caprinos Sobral mais de 2.800 tremores somente na Zona Norte.

Mais informações: Defesa Civil de Sobral
Zona Norte do Estado
(88) 8812.2537
(88) 9913.6037


Imagens de satélite da cidade de Coreaú

Reportagem original e completa no Jornal Diário do Nordeste Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores